Professores da rede municipal de ensino de Belo Horizonte fecharam o trânsito na Avenida Afonso Pena, no sentido Centro, na manhã desta quarta-feira (2), durante uma manifestação em frente ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no Bairro Serra, Região Centro-Sul da capital. A categoria está em greve desde o dia 6 de junho.
Segundo a BHTrans, por volta das 13h, os manifestantes liberaram parcialmente a via, mas o trânsito seguiu congestionado no entorno. O protesto ocorreu durante uma audiência de conciliação entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal (Sind-Rede/BH). No entanto, não houve acordo.
A audiência foi marcada pelo desembargador Leopoldo Mameluque, que já havia negado o pedido do prefeito Ávaro Damião (União Brasil) para interromper a paralisação. Entre as reivindicações dos professores estão: recomposição salarial de 6,27% retroativa a janeiro, com base no reajuste do piso nacional do magistério; contratação de profissionais para suprir vagas no quadro de educadores; e redução no número de alunos por sala — atualmente, cerca de 30.
Desde o início da greve, a prefeitura oferece um reajuste de 2,49%, índice já aplicado aos demais servidores municipais. Na última sexta-feira (27), o prefeito anunciou o corte do ponto dos grevistas. A Procuradoria-Geral do Município confirmou os descontos salariais aos profissionais da educação. Professores relatam perdas de até 20% nos contracheques.
Apesar de ter anunciado a reabertura das escolas no último sábado (28) para distribuição de merenda escolar, a medida não foi cumprida, e as instituições seguiram fechadas.
#GreveDosProfessores #EducaçãoBH #ReajusteSalarial #GreveNaEducação #SindRede #PrefeituraBH #Protesto #TJMG #TrânsitoBH
📸 Foto: Reprodução / g1
📄 Fonte: g1 Minas