A Prefeitura de Sete Lagoas, em parceria com a escola Grau Técnico, concluiu a primeira etapa de um projeto de capacitação de professores da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura que pode salvar vidas. Foram entregues, na noite desta segunda-feira, 12, os certificados dos profissionais aprovados no curso em atendimento pré-hospitalar. Agora, todos conhecem técnicas de primeiros socorros que são utilizadas em casos de emergência.
O curso “Lei Lucas: o que todos precisam saber” é abrangente. Os instrutores trataram de situações diversas onde os primeiros socorros podem ser essenciais. Questões como parada cardiorrespiratória, ressuscitação cardiopulmonar, engasgo, hemorragias, fraturas, traumatismo craniano e até AVC fizeram parte do treinamento. Um módulo ainda abordou ocorrências com animais peçonhentos comuns, principalmente em escolas da zona rural.
“Hoje são 500 certificados, mas nosso planejamento prevê mais de dois mil educadores capacitados para atendimentos emergenciais. Nossa meta é melhorar a prestação de serviço à nossa sociedade e cuidar cada vez mais dos nosso filhos. Agradeço ao Grau Técnico por essa parceria que representa um grande ato de responsabilidade social”, comentou o prefeito Duílio de Castro durante a solenidade de certificação.
Sete Lagoas está à frente da maioria dos municípios de Minas Gerais no cumprimento da Lei Federal nº 13.722, instituída para garantir esse tipo de assistência que abrange não só os alunos, mas toda a comunidade escolar. “O atendimento pode ser para alunos ou a qualquer pessoa que necessitar no âmbito escolar. Este é um momento de grande alegria para a Rede Municipal de Educação, que formaliza mais uma conquista”, ressaltou Roselene Alves Teixeira, secretária municipal de Educação.
A entrega dos primeiros certificados foi simbólica e foi marcada pelas presenças das professores Gisele de Freitas Chaves (E.M. Ivone Brunete) e Carine dos Santos Oliveira Silva (E.M. Dr. Milton Campos). Todos os 500 professores receberão seus documentos nos próximos dias e a sensação de estar preparado para uma situação emergencial é geral. “Uma formação que pode ajudar muito em um momento que seria de aflição. Agora podemos dar um suporte rápido para alunos, funcionários e pais até a chegada do socorro médico. Agradeço ao Grau Técnico por esta capacitação de grande aprendizado e à Prefeitura por ofertar esse curso gratuito que fortaleceu nossa formação e incrementou nosso currículo”, destacou a professora Gisele de Freitas Chaves.
A parceria, intermediada pelo vereador Janderson Avelar, está cada vez mais forte. O curso terá continuidade, preparando centenas de profissionais que ensinam na sala de aula e agora podem prestar socorro. A escola foi representada pelos gestores Andressa Retori e André Lima, o coordenador de estágios Caio Ribeiro e a coordenadora pedagógica Tatiana Samara. Também esteve presente o superintendente regional de Educação, Cláudio Abreu. “Estamos focados em garantir nossa participação em projetos que cheguem à toda a comunidade. Muito mais que garantir segurança em saúde nas escolas, com essa iniciativa cada qualificado é um cidadão preparado para salvar vidas na comunidade. É muito bom saber que temos uma Prefeitura alinhada com este propósito porque juntos vamos além”, ressaltou Andressa Retori.
Ter uma saúde boa, sem riscos, é um desejo de todos. Porém, estar preparado para eventualidades é seguro e salva vidas. Nas escolas municipais de Sete Lagoas todos estarão mais protegidos.