Na manhã do dia 02 de junho de 2023, a equipe socioambiental da COPASA esteve presente na Escola Municipal Dona Elza Alves de Oliveira, para, junto com um grupo de alunos e os artistas oficineiros, finalizar a Oficina de Arte e Educação, com a pintura artística de um muro da escola que traduziu o aprendizado dos alunos sobre questões ambientais e a importância dos serviços da COPASA no Município de Matozinhos.
A realização da oficina foi uma premiação alcançada pela Escola por ter cumprido todas as atividades da Gincana Chuá Socioambiental desenvolvida pela escola dentro do Programa Chuá de Educação Ambiental e Sanitária da COPASA, no ano de 2018, com a participação de toda comunidade escolar. Além desta premiação, a escola também foi certificada com o Selo Chuá – Escola Amiga do Meio Ambiente.
O Programa Chuá tem como objetivo a promoção de atividades de educação ambiental alinhadas à conscientização sobre a importância da preservação e cuidados com os recursos hídricos e com o meio ambiente, com foco na mudança de atitudes e comportamentos ambientalmente corretos.
Fizeram parte da Gincana Chuá Socioambiental a realização de diálogos interativos sobre água, saneamento básico e preservação do meio ambiente; além das ações de recolhimento do óleo de cozinha usado, evitando o descarte indevido no meio ambiente, a Feira Verde com o plantio de mudas de árvores nativas, e a promoção da Campanha Lacre do Bem, dentre outras atividades.
Para subsidiar a Oficina de Arte e Educação, todos os(as) estudantes participaram no mês de maio de 20223, de palestras, em parceria com o Projeto Manuelzão, sobre a bacia hidrográfica na qual o Município de Matozinhos está inserida – Rio das Velhas, com foco no Ribeirão da Mata que corta a cidade, além de conhecerem em detalhes o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade, explicado pelo Encarregado local, Albenzio.
Para a Professora Cristianeli, responsável pelo desenvolvimento da gincana na escola, este momento significou muito para a comunidade escolar. Contribuindo para que as crianças e adolescentes sejam cidadãos e cidadãs conscientes na busca da melhoria do hoje, e a construção de um amanhã num ambiente ecologicamente equilibrado.