fbpx

Proibição de formaturas no Palácio da Cultura gera polêmica em Matozinhos; Entenda! 

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Todo fim de ano ocorrem as formaturas escolares em todos os municípios brasileiros. Este momento é aguardado ansiosamente por pais, alunos, familiares e a comunidade escolar, e significa a conclusão de ciclos importantes para crianças e adolescentes. Isso não é diferente em Matozinhos, mas nos últimos dias surgiu uma polêmica quanto ao espaço destinado para estes eventos.  

As cerimônias de formaturas sempre aconteceram no Palácio da Cultura, único teatro da cidade, localizado na região central. Porém, algumas escolas e comissões de formandos tentaram reservar datas junto à Prefeitura Municipal e não tiveram sucesso.(Confira a nota no final do texto).

Alunos pedem pedem ajuda aos vereadores para reverter decisão do Executivo

Rafael de Souza, Diretor da Escola Estadual Visconde do Rio das Velhas, conta que fez o pedido de reserva do Palácio da Cultura, mas ele foi negado. “Infelizmente, mas é verdade! Acho um absurdo, tendo em vista que foi gasto dinheiro público para reforma de um prédio público que não pode atender uma solicitação que beneficiaria o povo”.

O Palácio da Cultura foi reformado e revitalizado pelo então Prefeito Antônio Divino. A obra foi entregue para a comunidade no dia 18 de dezembro de 2021. Nos dois anos anteriores à entrega, quando o espaço permaneceu fechado devido a precariedade e obras, os eventos estavam sendo realizados no Ginásio Poliesportivo, inclusive as formaturas. 

No dia da reinauguração, conforme divulgado na época pelo Por Dentro de Tudo, haveria inúmeras regras e termo de compromisso para o uso do equipamento. No entanto, elas não foram divulgadas.

O Diretor da Escola Estadual Professora Vitiza Octaviano Viana, Antônio Gonçalves, revelou que busca alternativas para o assunto junto a comunidade escolar. “Já havíamos tentado no início do ano, mas sem sucesso. Infelizmente é um prédio público que não está acessível a comunidade escolar”.

Diante do impasse, algumas instituições de ensino estão angariando fundos para alugar espaços mais confortáveis para não precisar do Ginásio Poliesportivo. Além disso, os próprios estudantes estão se mobilizando para tentar reverter a decisão e “desbloquear” as formaturas no grande teatro do Palácio da Cultura. 

Em entrevista ao Por Dentro de Tudo, a aluna Mariele Lopes Tavares, membro da Comissão de Formatura do 3º ano do Colégio Bento Gonçalves, se emocionou ao falar do assunto. “A resposta que tivemos é que o espaço é voltado para Cultura e não para formaturas. Porém, elas (formaturas) sempre foram realizadas lá. Estamos tentando todos os recursos que temos, inclusive fomos à Câmara Municipal para pedirmos ajuda. Se não conseguirmos, vamos tentar levantar recursos para alugar um espaço. Temos a opção do ginásio, mas a estrutura não é bacana, extremamente aberto e difícil de decorar”. 

Um abaixo-assinado on-line está circulando pela internet pedindo a liberação do espaço para as formaturas. Até às 11 horas desta quarta-feira (26), o documento já contava com mais de 800 assinaturas.

O QUE DIZ A PREFEITURA

A Prefeitura de Matozinhos esclarece que está sendo finalizado e revisado o Regimento Interno do Palácio da Cultura, que determina as normas para uso e funcionamento prevendo a sua conservação e manutenção. 

Além disso, no espaço estão sendo realizadas as últimas adequações referentes às normas de segurança vigentes.

Encontre uma reportagem