sábado, 18 de maio de 2024

Contato

Projeto Aves do Mocambo inicia atividades envolvendo escolas e comunidade nas belezas naturais de Matozinhos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Foi iniciado nesta quinta-feira, dia 28, o Projeto Aves do Mocambo, idealizado e executado com o ecólogo José Eugênio Côrtes Figueira, professor da UFMG, e o ornitólogo e consultor ambiental Gefferson Guilherme Rodrigues Silva, ambos brilhantes estudiosos da região cárstica. O evento acontece em parceria como o Instituto Estadual de Florestas (IEF), através das unidades de conservação estadual de Mocambeiro.

O projeto conta com o apoio da ONG Lagoa Viva – do bairro Lagoa de Santo Antônio, em Pedro Leopoldo – tanto no fornecimento de transporte para a comunidade nas atividades que acontecerão aos sábados, quanto na formação de cidadãos ambientalmente responsáveis com o grupo Guardiões da Reciclagem.

Neste sábado, dia 30, Dia Nacional do Observador de Aves, o projeto receberá os Guardiões da Reciclagem e pessoas da comunidade que tiveram interesse e disponibilidade para se inscrever.

“Estamos muito satisfeitos, orgulhosos da equipe e do público, e animados com as próximas atividades deste projeto sensível, divertido, educativo e maravilhoso!”, disse Isabela Carneiro, Gerente dos Monumentos Naturais Estadual de Mocambeiro.

CONHEÇA MAIS

O projeto consiste na realização de atividades de campo visando a sensibilização da comunidade para as riquezas ambientais e culturais da região, dando ênfase às nossas aves, seus hábitos e hábitats, nas Unidades de Conservação Estaduais de Mocambeiro – Parque Estadual da Cerca Grande e MNE Vargem da Pedra.

O instituto Lafarge Holcim forneceu bonés, valioso item em atividade de campo e o Subcomitê Carte da Bacia do Rio das Velhas emprestou seus binóculos, equipamentos indispensáveis na observação de aves. Além disso forneceu álbuns de figurinhas da Rede Asas do Carste com registros das espécies da região, que serão usados em sala de aula para um trabalho mais robusto e encadeado nas escolas participantes do projeto.

PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS

Nesta semana o Instituto de Educação Meninada Crescer trouxe alunos do 7º e 8º anos e participou com interesse das atividades. A Escola Estadual Visconde do Rio das Velhas esteve presente com alunos do 1º ano que se envolveram bastante no projeto. A escola inclusive adquiriu 15 binóculos para uma participação mais intensa de seus estudantes!

PRÓXIMAS ATIVIDADES

  • 11 de maio acontecerá a comemoração do Dia Mundial das Aves Migratórias;
  • 14 de maio, sábado, a partir das 7:30h, a comunidade fará uma nova atividade.

Caso se interesse em voluntariar, entre em contato no email [email protected] ou ligue no 3712-8118 de 7h às 16h (2a a 6a) e de 7h às 11h (sábado) ou compareça na sede no mesmo horário.

EQUIPE

A equipe de execução é composta por dois valiosíssimos voluntários: o fotógrafo e historiador Rogério Ribeiro, morador de Matozinhos e profundo conhecedor das aves locais, e o físico e arqueólogo Bernardo Muradas, morador de Mocambeiro e grande entendedor das civilizações antigas que habitaram nosso território.

Fotos: Mariângela Araújo.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.