fbpx

Projeto de lei quer acabar com uso de carroças em Belo Horizonte

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um projeto de lei (PL) que quer acabar com o uso de carroças na capital mineira seria votado nesta segunda-feira (14), mas foi adiado para esta terça-feira (15). Ativistas da causa animal e carroceiros foram para porta da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) e protestaram.

Os ativistas alegam maus-tratos e contam a história de uma égua encontrada bem doente em outubro deste ano. Segundo eles, o animal, que pertencia a um carroceiro de BH, foi atendido por veterinários e adotado. Os defensores querem que crueldades assim tenham um ponto final e defendem o fim das carroças com tração animal.

No fim da manhã desta segunda, defensores dos direitos dos animais foram para a porta do Legislativo pedir a aprovação do PL que acaba com o uso de animais no transporte de cargas. À tarde, um grupo de carroceiros também pressionou os vereadores, só que pela rejeição do projeto.

O PL prevê que em um prazo de até cinco anos os carroceiros deixem de usar os animais para puxar a carga e passem a usar veículos com tração motorizada, e que essa transição seja subsidiado pela prefeitura. A proposta estava na pauta de votação do plenário, mas nem chegou a ser discutida.

A reunião foi encerrada por falta de quórum. Segundo a assessoria da Câmara, o projeto volta para pauta nesta terça-feira.

Encontre uma reportagem