Projeto nos EUA pode impedir entrada ou deportar Alexandre de Moraes

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pode impedir a entrada ou até mesmo deportar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Chamado de No Censors on our Shores Act (“Sem censores em nosso território”, em tradução livre), o texto é de autoria dos deputados republicanos Darrell Issa (Califórnia) e María Elvira Salazar (Flórida). A proposta já foi aprovada pelo Comitê Judiciário da Casa e agora segue para análise do plenário. Para virar lei, ainda precisa passar pelo Senado e ser sancionada pelo presidente.

O projeto prevê restrições a autoridades estrangeiras que, segundo a legislação dos EUA, tenham violado a Primeira Emenda da Constituição americana, que garante a liberdade de expressão. A medida ganhou força após críticas do empresário Elon Musk a Moraes, em meio à decisão do ministro de bloquear temporariamente a rede social X no Brasil.

O deputado Darrell Issa comemorou o avanço da proposta: “Desculpe, censores. Vocês perderam hoje. Censure um cidadão americano e você não será bem-vindo aqui ou será mandado embora”, declarou no X.

📌 Fonte: Itatiaia

📷 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Encontre uma reportagem