Projeto que revoga título de BH como ‘Capital do Grau’ avança na Câmara Municipal

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou, em primeiro turno, o Projeto de Lei 236/2025, que revoga o título concedido à capital mineira como “Capital do Grau” — expressão que se refere à prática de empinar motos. A proposta teve 30 votos favoráveis e oito contrários, e ainda aguarda votação em segundo turno para ser definitivamente aprovada.

O projeto original que deu o título à cidade foi aprovado em julho de 2022. No entanto, parlamentares passaram a questionar o impacto da medida, destacando o aumento expressivo de ocorrências registradas pela Polícia Militar envolvendo “rolezinhos do grau”: de apenas três em 2019, para 338 em 2024.

Segundo o autor da proposta de revogação, o reconhecimento institucional à prática transmite a ideia equivocada de que as manobras são permitidas nas ruas da cidade, o que representa risco à segurança pública. Parlamentares da oposição, por outro lado, alegam que a simples retirada do título não resolve a questão e sugerem que sejam criadas regras e espaços apropriados para a atividade.

Apesar de muitas vezes praticado de forma irregular em vias públicas, o “grau” também é reconhecido como modalidade esportiva, conhecida internacionalmente como wheeling, com regras, segurança e locais apropriados.

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Fonte: G1 Minas

#belohorizonte #capitaldograu #legislativo #grau #segurançanotrânsito #motociclismo #câmaramunicipal #minasgerais #esporteemduasrodas #urbano

Encontre uma reportagem