A segunda edição do projeto Sons no Vale, que tem o apoio da BH Airport e do Instituto CCR, começa hoje em Lagoa Santa e vai até o dia 22 de maio. Já em Confins, ocorre entre os dias 26 e 29 de maio. Na programação, haverá a exibição de cinema em praça pública – um longa, um curta-metragem e um videodocumentário – além da realização de três oficinas para adultos e jovens a partir de 10 anos.
O Sons no Vale, que ocorreu pela primeira vez em 2013, no Vale do Jequitinhonha, tem o objetivo de difundir gratuitamente o cinema e a música, ao mesmo tempo em que proporciona a oportunidade de iniciação no fazer técnico dessas artes. Todas as atividades são gratuitas.
Conheça o projeto
O projeto oferece vagas para oficinas de musicalização, sonorização e iluminação para jovens interessados, adultos e jovens iniciantes, ministradas por monitores experientes, com atuação no cenário nacional.
A oficina de musicalização é uma experiência musical e troca de saberes entre monitores e alunos, gostos e vivências musicais. Já a oficina de iluminação oferece aulas teóricas e práticas sobre as técnicas de iluminação para shows e eventos. Outra oficina é a de sonorização, com aulas teóricas e práticas sobre técnicas para shows e eventos.
As aulas
As oficinas acontecem de quinta-feira a sábado em salas de aula. No sábado, durante o dia, acontece a montagem da estrutura em praça pública, local onde ocorre a apresentação para a comunidade. Os participantes das oficinas de sonorização e iluminação participam da montagem dos equipamentos e fazem a operação durante a apresentação. Os alunos da oficina de musicalização vão fazer uma apresentação musical para o público. Todos os alunos colocam em prática o que aprenderam na teoria. As inscrições são gratuitas e realizadas pelo site: www.sonsnovale.com.br.
Já o videodocumentário, que também será exibido em praça pública, é produzido pela equipe do projeto, a partir de depoimentos da população de cada comunidade contemplada, objetivando valorizar suas culturas e costumes, resgatando e preservando suas histórias. Cabe ao documentário registrar o patrimônio material e imaterial, histórico e cultural do lugar.
As sessões para o público
Durante as sessões de cinema em praça pública haverá distribuição de pipoca e, em todos os eventos, a organização irá disponibilizar máscaras para proteção conta a Covid-19 para quem solicitar.
A programação visual do projeto foi inspirada nos sítios arqueológicos e grutas da região. O Sons do Vale é apresentado pelo Ministério do Turismo e o Instituto CCR, com apoio das Prefeituras de Lagoa Santa e Confins, e realização da Cinear Produções.
Programação
Lagoa Santa: dias 19, 20, 21 e 22 de maio.
De quinta-feira (19) a sábado (21) – Oficina de Iluminação, Oficina de Sonorização e Oficina de Musicalização, realizadas no Prédio Histórico da Escola Dr. Lund – de 19h às 22h;
21 de maio (sábado) – Apresentação Musical – Local: Praça Dr. Lund– A partir das 19h30;
22 de maio (domingo) – Exibição de Cinema ao ar livre – Local: Praça Dr. Lund– A partir das 19h30.
Confins: dias 26, 27, 28 e 29 de maio.
De quinta-feira, 26 a sábado, 28
Oficinas de Iluminação e de Sonorização – Local: Craslem – das 19 às 22h;
Oficina de Musicalização – Local: Poliesportivo – das 19 às 22h;
28 de maio (sábado) – Apresentação Musical – Local: Praça Getúlio Vargas – A partir das 19h30;
29 de maio (domingo) – Exibição de Cinema ao ar livre – Local: Praça Central de confins – A partir das 19Ç30h.
SERVIÇO
Sons no Vale
Cinema, música, produção de documentários e oficinas
Em Lagoa Santa, entre os dias 19 e 22 de maio.
Em Confins, de 26 a 29 de maio Inscrições gratuitas para oficinas: www.sonsnovale.com.br
Apresentação – Ministério do Turismo e o Instituto CCR.
Apoio: Prefeituras de Lagoa Santa e Confins.
Realização: Cinear Produções