O aplicativo Meu SUS Digital, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, permitirá que profissionais da saúde em todo o Brasil acessem prontuários eletrônicos unificados dos pacientes durante as consultas. Antes, os prontuários estavam disponíveis apenas nas unidades onde o atendimento era realizado. Agora, as informações de saúde dos pacientes poderão ser acessadas em qualquer ponto da rede de serviços do SUS, garantindo qualidade e continuidade do cuidado, conforme explicou Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital.
Além disso, foi anunciado o Sumário Internacional do Paciente, que disponibiliza dados básicos de saúde, como medicamentos e alergias, para atendimentos emergenciais durante viagens internacionais.
O compartilhamento de dados é viabilizado pela Rede Nacional de Dados em Saúde, que possui mais de 1,8 bilhão de registros. O aplicativo Meu SUS Digital é o mais baixado na categoria saúde entre aplicativos gratuitos, com mais de 50 milhões de downloads e 4,5 milhões de usuários ativos.
O Ministério da Saúde também lançou pontos de telessaúde em áreas quilombolas no Pará e no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, com o objetivo de expandir a iniciativa para outras regiões. A telessaúde, que já realizou 4,6 milhões de atendimentos e diagnósticos nos últimos dois anos, é parte das ações do SUS Digital para ampliar o acesso a diagnósticos e consultas especializadas. O governo federal destinará R$ 464 milhões para apoiar a transformação digital em todo o país.