Protetores de animais publicam nota de repúdio contra retirada de abrigo de gatos em Pedro Leopoldo; Prefeitura suspende ordem

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O perfil Empatas, que reúne protetores e defensores dos animais em Pedro Leopoldo, publicou nesta sexta-feira (3) uma nota de repúdio contra a ordem da Prefeitura que determinava a retirada da estrutura que abriga gatos comunitários na Rua Salgado Filho, às margens do Ribeirão da Mata.

Segundo os protetores, a decisão foi tomada sem estudo prévio, sem diálogo com a comunidade e ignorando o bem-estar dos animais e das espécies locais. Eles ressaltam que a remoção precipitada configuraria maus-tratos, em desacordo com a Lei n° 9.605/98, que trata de crimes ambientais.

Na nota, o grupo exigia :
• Suspensão imediata da ordem de desocupação
• Revisão do projeto com estudo de fauna
• Participação da comunidade nas decisões
• Plano ético e responsável para proteger os animais

“Seguiremos mobilizados na defesa dos que não têm voz. Nenhuma obra justifica crueldade”, afirma o texto publicado pelo Empatas.

Em resposta, a Prefeitura informou que a ordem de retirada foi suspensa.

“Apesar de o imóvel estar dentro de uma área de preservação, considerou-se o bem-estar dos animais, e, portanto, a ordem foi suspensa pelo Meio Ambiente.

Com relação à fauna, além da equipe técnica de meio ambiente que é composta por veterinários, biólogos, geógrafos e engenheiros, a Prefeitura está fazendo a contratação de uma bióloga para fazer o acompanhamento e realizar este controle.

Com relação à flora, à vegetação, a única coisa que foi retirada são espécies invasoras que necessitam ser retiradas. Em contrapartida, já na próxima semana será iniciado o plantio das espécies nativas que vão compor a vegetação às margens do ribeirão.”

Encontre uma reportagem