fbpx

Qualidade do ar na RMBH vai de ‘ruim’ a ‘muito ruim’ em mais um dia cinzento

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Pelo terceiro dia consecutivo, Belo Horizonte e a Região Metropolitana amanheceram nesta quarta-feira (4) encobertas por uma névoa causada por fumaça de queimadas. O famoso horizonte montanhoso da capital desapareceu em meio à fumaça, e a qualidade do ar, que ontem foi classificada como “ruim”, hoje chegou a “muito ruim” em duas das três estações de monitoramento da cidade. Segundo o Governo de Minas, a situação pode causar agravamento de sintomas respiratórios, especialmente em grupos sensíveis como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.

No último fim de semana, o Corpo de Bombeiros recebeu mais de 1.100 chamados para combate a incêndios em todo o estado, contribuindo para a piora da qualidade do ar. As temperaturas também bateram recorde, com Belo Horizonte registrando 34,4°C na terça-feira (3), o maior índice do ano, e a umidade relativa do ar chegando a 12%.

A previsão para esta quarta-feira é de mais um dia quente e seco, com temperaturas que podem chegar a 34°C e umidade mínima de 10%. A onda de calor, que atinge BH e toda a RMBH, deve continuar até o dia 19 de setembro, segundo meteorologistas. Embora exista a possibilidade de chuvas, elas são esperadas apenas após o dia 20 de setembro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor, com temperaturas até 5°C acima da média, e um alerta amarelo para o clima seco na região.

Fonte: BHAZ

Encontre uma reportagem