Quatro em cada 10 brasileiros já foram alvo de fraudes pela internet

Por Dentro De Tudo:

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Um levantamento global da TransUnion revelou que 40% dos brasileiros já foram alvos de golpes por e-mail, internet, telefone ou mensagens de texto. Entre os entrevistados, 10% afirmaram ter caído nas fraudes, com prejuízo médio de R$ 6.311 por vítima.

A pesquisa, que faz parte do relatório semestral Global de Tendências de Fraude Omnichannel, ouviu 13.387 adultos em 18 países. Entre os brasileiros, o golpe mais comum foi o vishing, prática em que criminosos ligam fingindo ser representantes de empresas legítimas — como bancos, operadoras ou planos de saúde — para obter dados pessoais, como senhas e números de cartão de crédito.

Perfil das vítimas

O relatório aponta que a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) é a mais afetada, com 38% relatando perdas financeiras. Em contrapartida, os Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) foram os menos atingidos, com apenas 11% relatando prejuízos.

Além disso, o levantamento mostrou que 29% dos entrevistados sofreram perdas financeiras com fraudes nos últimos 12 meses, com uma média de US$ 1.747 por vítima, o equivalente a R$ 10.683 na cotação atual.

Fraudes digitais em alta

Em 2024, o índice de fraude digital no Brasil foi de 5,4%, acima da média global, e a taxa de tentativas suspeitas de fraude chegou a 6,1%, sendo a sexta mais alta entre quase 20 países avaliados. Um dos tipos de golpe que mais cresceu foi a invasão de contas, que teve um aumento de 20% em relação a 2023.

“Esse tipo de fraude representa um desafio crescente. É essencial investir em tecnologias avançadas de autenticação e análise comportamental”, destacou Wallace Massola, gerente de Prevenção à Fraude da TransUnion Brasil.

Falta de confiança digital

O relatório também identificou que a preocupação com segurança digital impacta o comportamento dos consumidores. Entre os brasileiros, 40% deixaram de contratar um serviço ou fazer compras online por não confiarem na proteção de dados. Globalmente, 48% abandonaram carrinhos de compras por suspeitas de fraude e 62% disseram que não voltariam a usar um site inseguro.

Segundo o vice-presidente de Soluções da TransUnion Brasil, Claudio Pasqualin, proteger os dados do consumidor “é inegociável” e se tornou um diferencial estratégico para empresas. “O investimento em prevenção à fraude evita perdas financeiras e danos à reputação”, disse.

Ambientes mais vulneráveis

As comunidades virtuais, como fóruns e sites de relacionamento, lideram as tentativas de fraude digital, com 15,2% no Brasil — maior índice registrado entre os segmentos. Em seguida, aparecem os jogos eletrônicos (11%), jogos online de apostas (8%) e o varejo (8%).

“Fraudadores criam perfis falsos em plataformas de relacionamento para manipular emocionalmente as vítimas e obter informações ou dinheiro”, alerta Massola.

A pesquisa reforça a necessidade de educação digital, melhores práticas de segurança e monitoramento constante para reduzir o impacto crescente das fraudes no ambiente online.

Fonte: Agência Brasil / TransUnion

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