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Queda no Ideb: Escolas públicas registram desempenho inferior nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio

Por Dentro De Tudo:

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O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 mostrou uma queda na qualidade da educação nas escolas públicas de Belo Horizonte, especialmente nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, em comparação com os resultados de 2021, período impactado pela pandemia de COVID-19. O levantamento foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (14).

Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Ideb permaneceu estável, com um índice de 5,9 em 2023, mas ainda abaixo das metas estabelecidas para 2021 e dos resultados registrados em anos anteriores, como 2019 (6,2) e 2017 (6,4). Para os anos finais do ensino fundamental, o Ideb caiu para 4,5, um decréscimo de 0,6 pontos em relação a 2021. No ensino médio, o índice também sofreu uma redução, passando de 4,4 em 2021 para 4,0 em 2023, embora ainda acima da meta de 3,8 estabelecida para 2021.

Os resultados preocupam, especialmente diante da meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para 2021, que previam índices mais elevados para essas etapas da educação básica. Segundo as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), os desempenhos em disciplinas como matemática e português também apresentaram variações preocupantes nos últimos anos.

Em Minas Gerais, as escolas estaduais acompanharam a tendência de queda nos anos finais do ensino fundamental, com o Ideb passando de 5,0 para 4,6 entre 2021 e 2023. Por outro lado, os anos iniciais mostraram uma leve melhora, subindo de 6,0 para 6,2 no mesmo período, e o ensino médio manteve-se estável em 4,0. Já nas escolas privadas do estado, o Ideb nos anos iniciais subiu, enquanto nos anos finais e no ensino médio houve uma leve queda.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) destacou que a comparação entre os resultados de 2023 e 2021 é complexa, devido aos impactos da pandemia, incluindo o ensino remoto e a aprovação automática adotada para evitar a evasão escolar. A SEE/MG mencionou ações como o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) para mitigar as perdas educacionais.

Fontes: Inep / Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

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