Quem perder 2ª dose da vacina contra a Covid em BH deve apresentar justificativa

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A ampliação de vacinação contra a Covid-19 em Belo Horizonte, anunciada na quarta-feira (21) para pessoas entre 36 e 39 anos, foi possível porque, além da chegada do 31º lote nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu usar as doses das pessoas que não se imunizaram com a segunda dose na data marcada. Os faltosos, agora, vão para o final da fila.

O secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado, falou sobre como será o procedimento de vacinação de quem não compareceu na data correta que está no cartão de vacina para receber a segunda dose, a expectativa para ampliação a outros públicos e os indicadores de Covid-19 na cidade.

“A gente tinha observado que o número de pessoas procurando centro de saúde para tomar segunda dose estava pequeno. E estas doses estavam ficando ociosas, aguardando indefinidamente. Obviamente, não podemos esperar que se chegue próximo à data de vencimento da vacina para a gente utilizá-la. Esta decisão, a gente protelou o máximo que pôde, porque obviamente as pessoas têm direito a tomar a segunda dose. Mas aquelas que não têm compromisso com a saúde coletiva, e a vacinação é um ato coletivo muito mais importante que individual, nós não podemos ficar mais guardando doses de vacinas. Quem não procurou dentro de uma semana, vai ter que aguardar chegar nova remessa, caso resolva”, informou.

O Secretário completou: “Eu sei de pessoas que tomaram a primeira dose aqui e tomaram a segunda em outros estados, outras cidades. E não há como ficar sabendo disso. Então, decidimos que seria razoável e correto fazer a fila andar”.

Encontre uma reportagem