O quinto dia útil de janeiro de 2026 será nesta quarta-feira, dia 7, prazo máximo para que as empresas realizem o pagamento dos salários dos trabalhadores contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A regra vale em todo o país e segue a contagem oficial dos dias úteis prevista na legislação trabalhista.
Para o cálculo, são considerados como dias úteis o período de segunda a sábado, com exclusão apenas dos domingos e feriados nacionais. Em janeiro de 2026, os cinco primeiros dias úteis do mês foram a sexta-feira (2), o sábado (3), a segunda-feira (5), a terça-feira (6) e a própria quarta-feira (7), que encerra o prazo legal para o pagamento.
Caso o salário não seja depositado até essa data, o trabalhador pode registrar denúncia junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. Se o atraso ocorrer de forma recorrente, a legislação prevê a possibilidade de rescisão indireta do contrato, situação em que o empregado tem direito às mesmas verbas de uma demissão sem justa causa, como saque do FGTS com multa de 40%, férias proporcionais, 13º salário e acesso ao seguro-desemprego, desde que atendidos os critérios legais.
A denúncia pode ser feita de forma online ou presencialmente nas unidades regionais do Ministério do Trabalho. Confirmada a irregularidade, a empresa pode sofrer sanções administrativas e aplicação de multa, conforme prevê a CLT.
Fonte do texto: Folhapress / O Tempo
Fonte da foto: Matheus Bertelli / Pexels


















