Os 18 radares instalados no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, entre os kms 533,2 e 544 da BR-040, estão inoperantes desde agosto de 2024, quando a gestão do trecho passou do setor privado para o governo federal. A ausência de fiscalização preocupa especialistas em segurança viária e quem trafega pelo local, marcado por histórico de acidentes graves.
Nos primeiros três meses de 2025, mais de mil acidentes foram registrados no Anel, que lidera o ranking de sinistros na capital. Especialistas alertam que a falta de controle eletrônico estimula comportamentos de risco, como o excesso de velocidade, e agrava o número e a gravidade dos acidentes.
Motoristas que utilizam o trecho diariamente relatam aumento da imprudência, especialmente entre caminhoneiros, e temem que a situação piore. Sem os radares, que antes inibiam os abusos, muitos condutores se sentem livres para desrespeitar os limites.
O trecho com os equipamentos desativados ainda não foi incluído na nova concessão da rodovia e está sob responsabilidade do órgão federal, que aguarda a formalização de um aditivo contratual para retomar o funcionamento dos radares. A Prefeitura de Belo Horizonte, que pretende assumir a gestão da via, também aguarda a conclusão do processo.
Dos 18 radares, 12 são redutores de velocidade e 6 são controladores fixos. Todos seguem desligados.
Foto: Rodney Costa/O Tempo
Fonte: O Tempo
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