sexta-feira, 26 de abril de 2024

Contato

Raposos pede socorro: Famílias desabrigadas ficam sem água e itens básicos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Moradores da cidade de Raposos, na região metropolitana de Belo Horizonte, estão passando por um início de ano bastante crítico por conta das fortes chuvas que assolaram a região. Após a cheia do Rio das Velhas, dezenas de famílias estão desabrigadas, sem água e sem recursos básicos para reerguerem suas vidas.

Segundo a Defesa Civil do município, a estimativa é que 3 mil pessoas estejam desabrigadas e outras 10 mil desalojadas. Até 60% da cidade ficou debaixo d’água nos últimos dias e, com a estiagem, os moradores agora tentam minimizar os estragos.

Pelas redes sociais, instituições sociais e autoridades tem se mobilizado para arrecadar mantimentos e itens básicos de higiene pessoal. Uma delas é a Casa de Gentil, instituição cultural que realizou um mutirão de limpeza hoje (15) com o apoio de mais de 100 voluntários.

“Daqui a gente também faz entregas com caminhonetes, tentando distribuir pra toda a cidade, muito além da comunidade em que estamos inseridos. A ideia é mobilizar o máximo de pessoas para além de Raposos que possam contribuir com sua força e seu tempo”, conta Charles Valadares, produtor cultural e membro da Casa de Gentil.

Falta d’água

Além de toda a lama que banhou a cidade após as chuvas, os moradores de Raposos nessa semana também enfrentaram outro grave problema: falta d’água. Charles conta que grande parte dos bairros tiveram o fornecimento interrompido devido ao rompimento da peça de um duto que abastece a cidade.

Segundo ele, a situação já foi normalizada, mas a necessidade de doação de água ainda é urgente. Pelo Instagram, a Prefeitura pede a solidariedade de todos. “Necessitamos urgente de doações de água mineral”, anuncia.

‘Prefeitura não está dando conta’

Ao BHAZ, a Prefeitura da cidade disse que tem se desdobrado para oferecer suporte aos moradores impactados pelas chuvas. Ainda assim, os esforços tem sido insuficientes por conta da gravidade da situação.

“A cidade ainda encontra-se com muita lama, estamos encontrando dificuldades para realizar a limpeza das ruas e casas devido a falta de equipamentos, máquinas e caminhões. Somente da prefeitura e de uma empresa que está ajudando, não estão dando conta”, diz, em nota.

O produtor cultural Charles também assume nunca ter vivenciado situação parecida na cidade. “As chuvas desse ano tiveram impactos bem maiores para a sociedade de Raposos. Tem casas que a lama chega a um metro de altura. São muitos os bairros nessa situação”, lamenta.

Até 60% da cidade ficou em baixa d’água e os moradores agora tentam limpar os estragos
(Gil Leonardi/Agência Brasil)

Zema visita a cidade

Nessa sexta-feira (14), o governador de Minas, Romeu Zema (Novo) esteve em Raposos e acompanhou de perto o drama dos moradores. Por lá, ele anunciou que vai destinar R$ 560 milhões em ações para as cidades atingidas pelas fortes chuvas em todo o estado.

“Posso adiantar que uma parte expressiva será para reconstrução. Tivemos muitas rodovias e vias afetadas por deslizamento, excesso de água e precisamos restabelecer essas vias. Será aplicado também nas questões humanitárias”, afirmou o governador.

Saiba como ajudar

Para contribuir com os moradores de Raposos, a Casa de Gentil está recebendo doações por meio do PIX CNPJ 21 6226380001-34. A instituição já realizou compras de mais de R$ 15 mil para a comunidade e, pelo Instagram, são divulgadas todas as notas fiscais relacionadas às contribuições.

“Desde as chuvas de 2020 a gente realiza esse trabalho de amparo social. A gente tem um ponto de apoio, onde temos recebido doações, principalmente produtos de limpeza. Também recebemos muitas doações por PIX, que é mais fácil de direcionar para as necessidades do momento”, conta Charles.

O endereço do ponto de doações da Casa do Gentil, onde devem ser levadas as doações de água e produtos de limpeza é Rua das Cavalhadas, nº1, próximo à Prefeitura de Raposos. Já aqueles que puderem contribuir com roupas para a população atingida, podem levar as doações até a Escola Municipal Água Limpa, localizada na Rua Ernesto Cassilhas, nº 272, no bairro Vila Valeria.

O post Raposos pede socorro: Famílias desabrigadas ficam sem água e itens básicos apareceu primeiro em BHAZ.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.