Um rato vivo foi encontrado dentro de uma embalagem de extrato de tomate, nesta quinta-feira (18), no bairro São Miguel, em Matozinhos. A cena foi gravada e publicada nas redes sociais pela família. Confira a resposta na íntegra da empresa no final da matéria.
De acordo com Luana, filha da dona de casa que usou o produto, o susto foi tão grande que eles não querem nem beirar outro produto parecido.
“Minha mãe e minha irmã abriram um extrato de tomate e utilizaram um pouco ontem a noite (quarta). Ela percebeu que estava estranho, mas usou e guardou na geladeira. Hoje (quinta), quando ela foi pegar o produto novamente percebeu que estava muito estranho, mais duro, e quando abriu um buraco maior tinha um rato vivo tentando sair da caixa”, contou.
Luana informou que a intenção da divulgação nas redes sociais é de alertar a população sobre casos deste tipo.
O Por Dentro de Tudo conseguiu contato com a empresa, via telefone, sendo informado o fato narrado pelos moradores ocorrido. Eles explicaram todo o processo de fabricação do produto e repudiaram veementemente o relato informando se tratar de “fake news”.
Confira na íntegra!
“Após tomar conhecimento do fato relatado por este Jornal a respeito de um rato vivo saindo da embalagem do produto Molho de Tomate, esta empresa repudia veementemente o relato, tratando-se de “fake news”, tendo em vista a impossibilidade diante do processo de fabricação do produto conforme abaixo:
No caso específico no molho de tomate, a polpa de tomate passa por 02 (dois) filtros com mash (peneira) de 1,0 mm a 2,0 mm, desde o início do processo produtivo até o envase do produto acabado, que impede que qualquer corpo com espessura maior que estas medidas sejam envasadas junto ao produto.
Além disso, o produto passa por processos de pasteurização com temperatura entre 93 a 96 ºC, tendo a primeira etapa de 15 a 45 minutos de duração e outa de 5 minutos, o que também se apresenta como uma barreira para qualquer tipo de corpo estranho.
O produto é envasado em embalagens na forma de filme que se forma no momento do enchimento, sendo assim, descartada a remota hipótese desta não conformidade estar dentro da embalagem.
E todo o processo é mecanizado, sem contato com ambiente externo e pessoas, passando por linhas que são constantemente higienizadas.
E após a finalização da produção, o departamento de Garantia da Qualidade, com laboratórios de análises Físico-Químicas e Microbiológicas, faz controles rigorosos do produto, que somente é liberado após ser estar plenamente em conformidade.
A empresa sempre preza pelo respeito aos seus consumidores, levando o melhor para a mesa de cada família, com qualidade e sofisticação, porém, não admite que seja deturpada sua imagem, com situações que não se comprovam.
A consumidora sequer entrou em contato com a empresa e tampouco foi enviado para a empresa amostra do produto que supostamente estivesse com a não conformidade, não havendo comprovação de que o fato relatado ocorreu da forma mostrada no vídeo.
Além de todo o processo produtivo narrado acima comprovando a impossibilidade de existência de qualquer corpo estranho, ainda mais um rato inteiro e vivo, é notório que um rato vivo não sobreviveria desde a indústria, transporte ao varejo até chegar à consumidora, vivo dentro da embalagem sem oxigênio e submerso no molho!!!
Por óbvio que trata-se de fake News”