Receita Federal cria método para “furar fila” no pagamento da restituição do IRPF

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Receita Federal anunciou as novidades para o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) desse ano. Entre eles, o período para entrega do documento que será de 15 de março a 31 de maio, além da possibilidade de conseguir antecipar o pagamento da restituição do IRPF. Na mesma ocasião, o órgão público anunciou o calendário de depósitos dos valores restituídos.

Receita Federal cria método para “furar fila” no pagamento da restituição do IRPF (Imagem: FDR)

A expectativa da Receita Federal é de que sejam entregues de 38,5 a 39,5 milhões de declarações do Imposto de Renda dentro do prazo estipulado. Para esse ano uma das principais novidades é o modelo de declaração pré-preenchida que fará o cruzamento de dados com outras plataformas do governo. E ainda, vai antecipar a restituição do IRPF de quem utilizar esse modelo.

A antecipação do pagamento é uma forma que a Receita usou para tornar o modelo de declaração pré-preenchida mais vantajoso. O órgão espera que pelo menos 25% das declarações sejam enviadas nessa forma. Isso porque, evitaria uma série de erros já que o documento estará praticamente pronto. Cabe ao contribuinte excluir, incluir ou mudar algumas informações.

Como no ano passado, o período de restituição do IRPF será em cinco lotes, começando em maio ainda quando o prazo de envio da declaração estará aberto. Dando prioridade para os grupos especiais, como idosos e pessoas com deficiência. Além de pagar de forma adiantada quem enviar a declaração nos primeiros dias.

Como antecipar o pagamento da restituição do IRPF

A ideia da Receita Federal ao antecipar o pagamento da restituição do IRPF é estimular que os contribuintes façam o uso de duas novidades principais anunciadas para o Imposto de Renda desse ano. São eles: declaração pré-preenchida e o método do PIX para pagamento da restituição.

Ou seja, quem selecionar essas duas opções conseguirá adiantar o pagamento dos valores restituídos. A ordem de prioridade será:

Idosos acima de 80 anos;
Idosos acima de 60 anos;
Portadores de necessidades especiais;
Professores (magistério);
Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida ou que queiram receber a restituição por PIX;
Demais contribuintes.

Pagamento da restituição do IRPF

Serão cinco lotes de pagamento da restituição do IRPF, nessa ordem:

1º lote – 31 de maio;
2º lote – 30 de junho;
3º lote – 31 de julho;
4º lote – 31 de agosto;
5º lote – 29 de setembro.

Lila Cunha

Lila Cunha é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua como repórter especial para o portal FDR. É responsável por selecionar as informações abordadas e garantir o padrão de qualidade das notícias veiculadas. Além disso, trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional.

O post Receita Federal cria método para “furar fila” no pagamento da restituição do IRPF apareceu primeiro em FDR.

Encontre uma reportagem