Recenseadora do IBGE alega atraso no pagamento do serviço prestado; Coordenador da Área Censitária envia nota

Por Dentro De Tudo:

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Após o anúncio de que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está oferecendo novas vagas para trabalhar no Censo 2022, a reportagem do Por Dentro de Tudo recebeu o relato de uma recenseadora que fez a prova no dia 10 de abril que conta não ter recebido o pagamento correto referente o trabalho prestado. 

Segundo Marcela Cristina dos Santos, moradora de Matozinhos, o trabalho foi iniciado no dia 1º de agosto e seguiu até 15 de setembro, quando assinou sua rescisão e se desligou do IBGE. “Fiz o meu trabalho conforme acordado na região do bairro Cruzeiro. Sai do Instituto e até hoje não recebi o que é meu de direito. Pior, não tenho contra cheque e não sei quanto irei receber”, explicou. 

Marcela procurou a reportagem após, segundo ela, tentar de todas as formas uma solução junto à Superintendência do IBGE. “Não tenho mais o acesso para conferir o valor. Eles (IBGE) já me informaram duas datas de pagamento, 30/09 e dia 04 de novembro, mas até hoje nada. Preciso de uma resposta e do meu pagamento”, concluiu. 

A matozinhense de 35 anos procurou a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência. 

RESPOSTA DO IBGE

O Por Dentro de Tudo solicitou resposta do IBGE, e o Coordenador da Área Censitária, Warley Cézar de Lana, encaminhou uma nota explicando a situação. Segue abaixo na íntegra:

Começo a resposta falando da atipicidade do trabalho para o IBGE em todas as frentes: Logística, divulgação, administrativo/financeiro, RH, e, claro, a que mais impacta a vida das pessoas – o pagamento. Nossa área de trabalho passa por uma transformação significativa, saímos de 7 servidores para mais 300 profissionais em todas as áreas de nossa atuação institucional. Fica claro, que um processo desta magnitude, acarretará alguns problemas que deverão ser sanados ao longo do projeto. E neste processo é necessário que se respeite as ordens e as prioridades que cada problema nos demandar.

Assim, com essa realidade completamente inabitual, o IBGE acabou passando por vários problemas que acabam sendo sentidos na ponta do processo, ou seja, no recenseador. Já conseguimos resolver vários destes problemas, podendo citar, diminuição do tempo para o recebimento da produção, pagamento de taxas mais robustas e satisfatórias para este servidor, ajuda de custas que facilitam a realização de trabalho, no entanto, ao longo do processo, várias pessoas foram afetadas negativamente com problemas entre as comunicações dos sistemas IBGE; entre sistema de pagamento do governo federal e o sistema bancário e, aí entramos na fila de prioridades: Necessito de finalizar a coleta até o dia 10 de dezembro de 2022, para passarmos os dados para a equipe de análise que fará o tratamento estatístico necessário a retratar a realidade de forma que a partir de mais esta etapa do trabalho, possamos entregar ao Tribunal de Contas da União, e , principalmente, para sociedade brasileira, os números que retratarão à realidade dos mais diversos municípios no país.

Passando ao caso específico da recenseadora Marcela Cristina dos Santos Carvalho Ribeiro, pontuo o seguinte: Foi contratada após passar pelo Processo Seletivo Simplificado, treinamento e avaliação final em 25/07/2022. Durante o período em que esteve no órgão, executou com presteza e responsabilidade seus trabalhos e finalizou os setores censitários (pequenas divisões espaciais que o IBGE faz para realizar o trabalho de levantamento de informações) de Matozinhos de números finais 12 e 59. No dia 15/09/2022, quando executava o trabalho no setor de final 60 deste município, solicitou seu desligamento. Retomando as questões das prioridades, o andamento da coleta se fazia necessário e, não podendo alegar desconhecimento de causa, uma vez que passou pelo treinamento e todos os recenseadores que frequentam o curso são orientados em relação a valores de rescisão da seguinte maneira: 

Estes valores serão concedidos tão e unicamente somente após o término em definitivo da coleta, supervisão e conferência do setor que está ficando a ser finalizado.

A reclamante nos entregou o setor faltando cinco unidades para serem finalizadas. Friamente, trata-se de um número pequeno, mas na engrenagem de mais 1022 setores que compõem nossa área de trabalho, se for somar a todos eles este número simples, teremos ao final do Censo, mais de 5 mil unidades para visitar. Não podendo, logo, dar prioridade exclusiva a ela em detrimento a todos os outros trabalhos que se faziam e fazem, ainda, necessários.

Ademais, cabe ressaltar que na administração pública, ao contrário da iniciativa privada, somos obrigados a cumprir o que a lei determina. E a diretriz do treinamento em relação ao trabalho e rescisão era: “Só se paga depois de todos os setores que ele iniciou, serem finalizados”. 

Buscando finalizar a questão e trazer à luz a realidade dos fatos: Conforme dados retirados do sistema de gerenciamento da coleta temos:

Depois de paralisado, no dia 15/09, apenas no dia 25/10/2022, o setor voltou a campo com o outro recenseador, que o finalizou em 28/10/2022, teve sua supervisão finalizada em 04/11/2022 e seu pagamento efetivado em 16/11/2022. Aí, a partir desta data de finalização, os prazos para a rescisão da senhora Marcela Cristina dos Santos Carvalhos Ribeiro, voltaram a correr. 

No dia 21/11/2022 a rescisão foi finalizada (e enviamos para o e-mail dela sua ficha financeira com os valores a que tem direito) aguardando apenas a liberação dos prazos legais.Deixamos claro, que ainda sim, caso a reclamante se sinta prejudicada, pode formalizar sua reclamação nas vias administrativas e/ou judiciais. Enquanto servidor do órgão, nestes quase 20 anos que aqui estou, não houve nenhuma reclamação que não fosse atendida, ou ainda, alguma pessoa física ou jurídica que tenha ficado sem receber deste órgão o que lhe é de direito”

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