Mais de 2,5 mil pessoas com mandados de prisão em aberto foram localizadas e presas em Minas Gerais com o auxílio de sistemas de reconhecimento facial desde o início de 2025. A tecnologia é utilizada pela Polícia Militar e permite identificar possíveis suspeitos por meio de câmeras de monitoramento espalhadas pelo estado.
Segundo balanço divulgado pela corporação, aproximadamente 70% das prisões estão relacionadas a mandados por crimes como tráfico de drogas, roubo, furto, homicídio, estupro e ameaça. Outros 17% envolvem pessoas procuradas por falta de pagamento de pensão alimentícia.
O sistema funciona em tempo real: as imagens captadas pelas câmeras são comparadas com informações dos bancos de dados policiais. Quando há uma possível identificação, um alerta é enviado às equipes que estão em patrulhamento. Os policiais realizam a abordagem e confirmam a situação antes de tomar as medidas necessárias.
A tecnologia também poderá ser utilizada em drones e no cão robô adquirido recentemente pela corporação. A PM trabalha ainda para ampliar a integração com câmeras de rodoviárias, estações de ônibus, metrô, unidades de saúde e estabelecimentos privados.
RECONHECIMENTO FACIAL AJUDA A PRENDER MAIS DE 2,5 MIL PESSOAS EM MINAS
Fonte: O Tempo / Polícia Militar de Minas Gerais
Foto: PMMG/Divulgação















