A Região Metropolitana de Belo Horizonte deve enfrentar dias de instabilidade, chuva intensa e ventos fortes até quinta-feira (12), segundo boletins divulgados pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge). A recomendação é de atenção especial por causa da possibilidade de tempestades isoladas e acumulados elevados em curto período.
Terça-feira (9) com instabilidade e risco de tempestades
O primeiro relatório meteorológico aponta que a terça-feira será marcada por céu encoberto e chuva em várias áreas da Região Metropolitana. Há previsão de tempestades isoladas e rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h, com ocorrência de pancadas fortes especialmente no período da tarde e da noite.
Em Belo Horizonte, o cenário é semelhante: tempo fechado, chuva intermitente e possibilidade de trovoadas. A temperatura máxima prevista é de 24°C, abaixo da média devido à nebulosidade intensa.
RMBH está em área com previsão de tempestades não severas
Outro boletim indica que a Região Metropolitana está inserida na zona com previsão de tempestades não severas, que podem ocorrer em um raio de 40 km. Embora não haja indicação de fenômenos extremos generalizados, há risco de chuva forte localizada, descargas elétricas e rajadas de vento.















