Minas Gerais deixou de arrecadar R$ 19,4 bilhões em ICMS por meio de benefícios fiscais concedidos a empresas em 2025, o maior valor já registrado pelo estado. O montante supera os R$ 12,6 bilhões destinados ao Fundo Estadual de Saúde no ano passado e representa um crescimento de 462% em relação a 2016, quando a renúncia fiscal somava R$ 3,4 bilhões.
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), que tornou pública a lista de empresas beneficiadas após uma disputa judicial. Ao todo, 4.101 empresas receberam incentivos fiscais, com destaque para grandes grupos nacionais e multinacionais dos setores de bebidas, siderurgia, metalurgia, logística, automotivo e cigarros.
Os benefícios são concedidos por meio de regimes especiais de tributação, que reduzem ou devolvem parte do ICMS devido pelas empresas. Segundo o governo estadual, a medida tem como objetivo atrair investimentos, preservar empregos e estimular a economia.
De acordo com estudos encomendados pela própria Secretaria da Fazenda, cada R$ 1 renunciado gerou R$ 1,23 no Produto Interno Bruto (PIB) mineiro e retornou R$ 1,26 em arrecadação de ICMS. O levantamento também associa os incentivos à manutenção de cerca de 381 mil empregos formais no estado.
A divulgação detalhada dos beneficiários ocorreu após questionamentos na Justiça sobre a transparência dos dados. Até então, o governo informava apenas o valor total das renúncias fiscais, sem identificar as empresas contempladas.
Foto: Raquel Freitas/TV Globo
Fonte: G1 Minas
RENÚNCIA FISCAL BATE RECORDE


















