‘Respiração anal’: conheça técnica desenvolvida por pesquisadores japoneses que pode salvar vidas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Já imaginou poder respirar por outro orifício? Esse mesmo que você está pensando. Pesquisadores japoneses desenvolveram uma técnica para levar oxigênio ao resto do corpo pela porta de trás. O nome oficial da técnica é ventilação enteral, e consiste em bombear um líquido rico em oxigênio para dentro do intestino, um órgão cheio de veias prontas para absorver tudo e jogar para a corrente sanguínea.

O autor principal do estudo é o médico e pesquisador Takanori Takebe, um profissional cujo foco principal era usar células-tronco para criar fígados em laboratório. Mas ele resolveu encarar esse “side quest” depois que seu pai precisou ser intubado por causa de uma pneumonia. Inspirado pela respiração de um peixe chamado dojô e munido de sua especialização em gastroenterologia, Takebe decidiu levar a ideia para o laboratório, começando com testes em ratos e porcos. A técnica mostra potencial para ajudar pessoas com problemas respiratórios.

Esse trabalho foi reconhecido, em 2024, com o prêmio IgNobel – aquele spin-off satírico do Nobel que premia pesquisas científicas que primeiro geram risos e, depois, reflexão. Mais recentemente, pela primeira vez na história, também foi testado em humanos. O primeiro ensaio teve apenas o objetivo de verificar a segurança da injeção e da manutenção de um líquido no intestino humano. Os 27 voluntários masculinos conseguiram manter o fluido por uma hora sem absorver o líquido nem sofrer efeitos adversos graves, apenas ocorrendo leve flatulência em alguns casos. Agora o próximo passo é testar o mesmo líquido carregado de oxigênio para verificar se ele é de fato absorvido pelo organismo humano.

Se tudo der certo, a medicina poderá contar com uma nova alternativa de respiração para quem não pode ser intubado. E a ideia pode parecer improvável, mas não é oriunda de qualquer lugar: em mitologia japonesa, cada pessoa tem um shirikodama, uma “pequena bola no ânus” — segundo algumas versões da lenda do yokai chamado kappa, um demônio que busca roubar a alma. Nessa linha de pensamento, a técnica pesquisada poderia, hipoteticamente, levar oxigênio direto para a nossa alma.

Crédito da foto: Reprodução/RPC
Fonte: G1 – https://g1.globo.com/

Encontre uma reportagem