Está sendo divulgado, nesta segunda-feira (12), o resultado do Cadastro Escolar 2023 em Minas Gerais. Pais e alunos podem consultar neste link a relação de escolas. Para acessar, é necessário digitar o número da inscrição e a data de nascimento do estudante.
Caso não se lembre da informação, o site dá a opção de clicar em “esqueci o número da inscrição”. O resultado vale tanto para aqueles que desejam ingressar na rede pública de ensino quanto para aqueles que precisam mudar de escola.
Neste ano, de acordo com o Governo de Minas, 727 cidades aderiram ao cadastramento unificado feito pelo Sistema Único de Castro e Encaminhamento para a Matrícula (Sucem). Nesses locais, o cadastro e encaminhamento dos alunos ocorre tanto para a rede estadual quanto para a municipal. Nos municípios que não aderiram, vale apenas para as escolas estaduais.
Segundo o Governo de Minas, o encaminhamento dos estudantes cadastrados é realizado “conforme a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino oferecido, sempre respeitando os critérios de alocação e desempate, na seguinte ordem de prioridade: I – aluno com deficiência; II – zoneamento; III – zona; IV – aluno com irmãos que frequentam a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; V – aluno já integrante da rede pública de ensino; e VI – aluno com menor idade”.
Quem perdeu a data do cadastramento deve se submeter à inscrição para as vagas remanescentes. O processo deverá ser aberto de 24 de janeiro de 2023 a 10 de fevereiro de 2023.
Fonte: O Tempo.