fbpx
quinta-feira, 30 de maio de 2024

Contato

Reta final para o Enem: o que precisa levar para a prova? Saiba como se preparar

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O dia final do Exmae mais esperado do ano para todo vestibulando se aproxima e, com ele, as dúvidas: como se preparar para o grande dia?

“É hora de segurar a ansiedade, respirar fundo e começar a se planejar para enfrentar os dois dias de prova. Há o intervalo de uma semana entre um domingo e outro, o que ajuda, por exemplo, a direcionar o foco das revisões de conteúdo nos dias que antecedem cada prova”, explica Paulo Jubilut, professor e fundador do Aprova Total, plataforma de educação que prepara alunos para o Exame. Porém, além das revisões, o estudante bem preparado não pode deixar de pensar nos outros fatores que vão garantir a sua tranquilidade para fazer o exame, como separar a documentação com antecedência, garantir a chegada no local de prova no horário certo e conhecer as principais regras. 

Em 2023, a segunda prova ocorre no dia 12 de novembro, em que os candidatos farão 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza. A duração total da prova será de 5 horas. O horário será organizado da seguinte forma (horário de Brasília):

  2° dia (12/11)
Abertura dos portões 12h
Fechamento dos portões 13h
Início dos procedimentos de segurança 13h
Início das provas 13h30
Horário mínimo de saída 15h30
Horário mínimo para levar o caderno de prova 18h
Fim da prova 18h30

Há apenas um documento obrigatório para levar nos dias da prova: um documento de identificação original com foto. Esse documento pode ser o RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte, a carteira de trabalho etc. Mas atenção: não vale xerox ou cópia autenticada do documento. Mas serão aceitos documentos em versão digital – como o e-Título, CNH e RG, desde que apresentados nos aplicativos oficiais.

Na preparação para o exame, principalmente nos dias que antecedem a prova, é hora de começar a se planejar e organizar a dinâmica para que os dias do exame ocorram sem problemas ou imprevistos. Veja o que precisa levar para o Enem e o que não deve levar.

O que você deve levar:

  • Documento de identificação original com foto (como o RG)
  • Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente

O que pode levar:

  • Cartão de confirmação de inscrição impresso
  • Lanche, como sanduíches, frutas e outros alimentos leves
  • Algo para beber, como água ou suco em garrafa

Não é permitido:

  • Lápis, lapiseira e borracha
  • Apontador, corretivo, régua etc.
  • Caneta de outra cor que não seja preta
  • Calculadora
  • Gorros, bonés, óculos escuros
  • Relógios (analógicos ou digitais)
  • Tablets, celulares e outros equipamentos eletrônicos

O candidato que entrar portando os itens proibidos deverá deixá-los na mochila ou bolsa. É protocolo dos fiscais pedir que os candidatos coloquem as mochilas ou bolsas na frente da sala de prova, de forma que ela fique inacessível durante a aplicação do exame.

Agora que você já sabe o básico sobre o dia da prova e o que precisa levar para o Enem, veja como se planejar para os dias que antecedem o exame.

Visite o local de prova e calcule a saída com antecedência

Na semana que antecede a primeira prova – de preferência no domingo anterior, por volta do mesmo horário –, planeje-se para visitar o local de prova simulando o mesmo trajeto que pretende fazer nos dias do exame.

Pode parecer besteira, mas esse tipo de planejamento é essencial para você ter certeza de que não vai se dar mal no dia da prova por… chegar atrasado! Imagina perder o esforço de um ano inteiro por causa de um descuido ou de um trânsito inesperado?

Por isso, é melhor ver como são as condições de ida até o local, verificar quanto tempo você vai gastar no carro ou no transporte público, para então decidir com quanto tempo de antecedência deve sair de casa – lembrando que nunca é demais ser cauteloso e sair cedo, ok?

No dia anterior, separe tudo o que vai levar

No sábado anterior aos dois dias de prova, dedique um tempo separando tudo o que precisa levar para o Enem: o documento com foto e a caneta preta, além das roupas que pretende usar, considerando a temperatura e o clima previstos para o dia seguinte. Se possível, deixe separado também o lanche e a garrafinha de água na geladeira.

Assim, no dia seguinte, você precisará apenas organizar tudo dentro da mochila ou da bolsa seguir o trajeto já programadoPlaneje almoçar ou fazer uma refeição leve, sem alimentos pesados ou muita comida, para evitar ficar com sono ou ter alguma indisposição durante a prova.

Evite ser eliminado!

Todas essas orientações são simples e devem ser cumpridas à risca. Evite dar chance para o azar: certifique-se de estar levando o documento com foto e a caneta preta fabricada em material transparente e lembre-se de não levar os materiais proibidos ou de deixá-los devidamente guardados na mochila que será colocada na frente da sala.

Se o fiscal pegar um candidato com o celular no bolso, tentando colar ou tirando foto da prova, é anulação na certa. 

 Foto: Reprodução

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.