Retirada de presídio da região central de Neves será debatida nesta segunda-feira

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A retirada da Penitenciária José Maria Alkimim, localizada na região central de Ribeirão das Neves, será tema de uma audiência pública nesta segunda-feira (24), na Câmara Municipal. O encontro foi solicitado pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), atendendo a um requerimento do deputado Vitório Júnior (PP).

O objetivo da audiência é discutir a urgência da remoção do presídio, especialmente diante de crimes graves ocorridos na cidade, frequentemente relacionados à presença da unidade prisional. Um dos casos mais recentes, que aconteceu em 25 de novembro de 2024, envolveu detentos do regime semiaberto que se depararam com membros de uma quadrilha rival, resultando em execuções.

Durante a reunião que aprovou o pedido da audiência, Vitório Júnior apontou diversos problemas gerados pela concentração de unidades prisionais no município, que abriga atualmente cinco presídios e dois anexos. A Penitenciária José Maria Alkimim, inaugurada em 1927, foi a primeira dessas unidades e, desde então, Ribeirão das Neves carrega a imagem de “cidade cadeia”, tendo já concentrado 20% da população carcerária do estado.

Embora a cidade tenha superado sua condição de maior índice de violência na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) graças a investimentos em segurança pública, o parlamentar defende que a presença dos presídios ainda alimenta a criminalidade, colocando em risco a população, como ocorreu no recente crime próximo a um ponto de ônibus cheio de trabalhadores.

Foram convidados para a audiência representantes das secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de Governo (Segov) e de Planejamento e Gestão (Seplag), além das forças de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros. Também estarão presentes lideranças locais, como o prefeito Túlio Martins Raposo e o presidente da Câmara Municipal, Edson Gonçalves Gomes.

Crédito da Foto: Helena Leão/Arquivo ALMG

Fonte: HOJE EM DIA

Encontre uma reportagem