A Universidade Federal de Minas Gerais aprovou, nesta quinta-feira (25), o retorno das aulas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu a partir da próxima quarta-feira (1). Os cursos de graduação só voltam em um prazo mínimo de seis semanas. O reinício do primeiro período letivo deve ocorrer a partir de 3 de agosto.
As diretrizes para o retorno de forma remota emergencial da pós-graduação também foram definidas em reunião pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Uma comissão deverá ser designada para acompanhar a implantação e execução de atividades remotas emergenciais.
No caso do retorno dos cursos de graduação, a Câmara de Graduação deverá fornecer, em até seis semanas, diretrizes para regulamentar a oferta de atividades acadêmicas curriculares na modalidade à distância. As propostas serão elaboradas por alunos e professores.
O processo de retomada das aulas está previsto para ocorrer em três fases. A primeira delas será de planejamento e regulamentação de oferta das atividades. Na segunda etapa, está prevista adoção do ensino à distância propriamente tido e, na última, a ampliação gradual das atividades presenciais.
A UFMG garantiu que haverá um período de ajustes das matrículas e um novo calendário escolar será elaborado.