O risco de rompimento de barragens da Vale atingir parte de zona rural de Matozinhos, na região da Jaguara e do Rio das Velhas, foi pauta de reunião entre Vereadores, a equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção, Defesa Civil e a Prefeita Zélia Pezzini, na manhã desta quarta-feira (28).
Na reunião foi apresentado e discutido com as autoridades presentes o plano de ação caso ocorra mais uma tragédia envolvendo barragens da mineradora.
O documento será entregue ao Ministério Público para conhecimento. Os detalhes desse plano de ação não foram divulgados.
Relembre – Na época do rompimento da barragem em Brumadinho, a Vale listou inúmeras outras com risco de rompimento. Em algumas delas, caso ocorresse o fato, os rejeitos atingiriam o Rio das Velhas, que passa em um pequeno trecho de Matozinhos, ao lado da Fazenda da Jaguara. Ou seja, poderiam afetar moradores dessas áreas, por isso foi necessário desenvolver o plano de ação.
É importante ressaltar que essa informação não é para deixar a população assustada, pelo contrário, o plano de ação é justamente para evitar, CASO OCORRA, problemas maiores.
