O risco de uma pessoa ter trombose depois de tomar qualquer uma das vacinas contra a Covid-19 é mínimo. A afirmação é do presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Bruno Naves.
Segundo o médico, os benefícios da imunização são muito superiores em relação aos riscos para pacientes contaminados pelo novo coronavírus.
Dados do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a relação é de 0.0004% para quem toma a vacina contra 16,5% para quem contrair o vírus.
Trombose é a ocorrência de coágulos dentro de uma veia obstruindo parcial ou totalmente a circulação nesse vaso. Se o coágulo se soltar, pode se deslocar ao longo das veias até os pulmões, podendo causar problemas sérios.
A Campanha Azul Vermelho, que acontece durante o mês de agosto, é um alerta para os cuidados com a saúde vascular.
Algumas orientações para melhorar a condição vascular são parar de fumar, ter um sono regular, incluir frutas, verduras e legumes na alimentação e, acima de tudo, fazer exercícios físicos regularmente.
“Quem está em home office deve seguir a seguinte rotina, trabalhar por 50 minutos em frente ao computador e levantar por 10 minutos”, recomenda o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.