RMBH retorna para a Onda Vermelha e prefeituras podem decretar reabertura dos comércios com restrições

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, confirmou, em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (15), que a região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e a cidade de Curvelo avançaram para a Onda Vermelha do Programa Minas Consciente, que deixa de ser impositiva aos municípios. Com isso, cada prefeitura poderá criar seu decreto para enfrentamento da covid-19, respeitando as restrições já impostas pela onda atual. A mudança começam a valer neste sábado (17).

“As regiões que estão migrando para Onda Vermelha não devem comemorar. Devem sim tomar medidas para não voltar à Onda Roxa. Estamos falando de uma situação que ainda necessita de toda a atenção. Nós temos um sistema hospitalar que opera com carga, as vagas são poucas, e nós temos que lembrar que temos que continuar tomando todos os cuidados. Ainda temos que ter muita cautela”, disse Zema.

Além da RMBH e Curvelo, outras regiões do Estado também migraram para a Onda Vermelha, porém, a microrregião de Sete Lagoas permanece na Onda Roxa. “Cerca de 60% do Estado agora está na Onda Vermelha, mas estamos longe de termos conforto, isso tem que ficar muito claro”, concluiu o Governador.

Relembre como funciona a onda vermelha

A Onda Vermelha do Minas Consciente permite o funcionamento de todas as atividades, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento de 3 metros e limitação máxima de pessoas.

Em eventos, a limitação de pessoas será de 30 na onda vermelha, com controle de fluxo na entrada dos estabelecimentos. Em relação aos hotéis e atrativos culturais e naturais, na onda vermelha é permitido 50% da ocupação.

Matozinhos

Conforme informado pela Prefeita e o Vice de Matozinhos, durante reunião com representantes do comércio, transmitida pelo Por Dentro de Tudo, a cidade já tinha pronto um decreto para reabertura do comércio, com restrições, antes da imposição da Onda Roxa. Isso nos leva a crer que o município poderá publicar o novo decreto permitindo o retorno das atividades consideradas pelo governo estadual como “não essenciais”.

Mais vacinas

Minas Gerais receberá nesta quinta e sexta-feira mais 600 mil doses da primeira vacina. “Isso faz com que o processo de vacinação continue fluindo de forma satisfatória”, informou Zema.

Encontre uma reportagem