O novo Papa Leão XIV, eleito nesta quinta-feira (8), já esteve no Brasil duas vezes — uma delas em Belo Horizonte, em 2012, quando ainda era prior geral da Ordem de Santo Agostinho. Na ocasião, o professor de filosofia Sandson Rotterdan teve a oportunidade de conhecer o atual pontífice e destacou sua simplicidade e proximidade com as pessoas.
“Ele é um homem acessível, de proximidade, de diálogo, sem estrelismo. Um padre acessível às pessoas que estavam por perto”, afirmou Rotterdan, em entrevista à Rádio Itatiaia.
O professor contou que, além do encontro em BH, também esteve com Robert Francis Prevost em São Paulo e em Madri, na Espanha. Para ele, o novo papa representa uma continuidade do legado deixado por Francisco. “É um filho de Santo Agostinho, sem dúvida. E quando ele diz isso no discurso dele, repetindo um sermão de Santo Agostinho, isso é muito significativo.”
Rotterdan descreve Leão XIV como alguém mais reservado e tímido, mas com uma vasta experiência internacional e uma sólida formação intelectual. “Ele tem uma boa formação: é formado em matemática, filosofia, teologia, e é doutor em direito canônico. Tem uma visão ampla do mundo.”
Foto: Arquivo pessoal