fbpx

Rodízio de água na RMBH pode acabar neste fim de semana

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A COPASA informou nesta segunda-feira (14) que as obras emergenciais para o restabelecimento total do abastecimento de água na região metropolitana de Belo Horizonte estão dentro do cronograma e devem ser concluídas até a próxima sexta-feira (18). Com isso, também está mantida a previsão de fim do plano de racionamento no dia 20, quando o abastecimento deve ser normalizado em todas as regiões afetadas.

Segundo o superintendente de Produção de Água da Copasa na região metropolitana, Mauro Diniz Carneiro, aproximadamente 100 pessoas estão envolvidas direta ou indiretamente nas intervenções realizadas no local onde a adutora se rompeu, o que vai garantir a conclusão dentro do prazo. “A obra está de acordo com o cronograma e está ocorrendo tudo dentro do programado e planejado”, garantiu.

A obra provisória consiste na construção de uma adutora de menor porte, paralela à que se rompeu no último dia 1°, em Juatuba, na Grande BH. Essa adutora provisória irá possibilitar uma recuperação de abastecimento do sistema Serra Azul na ordem de 600 a 800 litros de água por segundo.

Além disso, Carneiro explicou que em paralelo às obras emergenciais para a retomada do abastecimento de água, a Copasa já iniciou os estudos para a construção da adutora definitiva, cuja previsão de conclusão é até o meio do ano. “A outra obra está em fase de projeto, também conforme o cronograma previsto pela empresa”, disse. 

Por se tratar de uma obra mais complexa, a adutora definitiva requer estudos especializados de engenharia e projeto executivo.

Rodízio na Grande BH

Desde o último dia 8 de março, a Copasa implantou um rodízio em oito cidades da Grande BH: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Santa Luzia, Vespasiano, Lagoa Santa, São José da Lapa e Ribeirão das Neves. A previsão de término é no dia 20, quando todo o abastecimento de água da região deve estar restabelecido. 

A medida foi necessária em decorrência do rompimento da adutora do Sistema Serra Azul, na travessia do rio Paraopeba.

A cada três dias uma das quatro regiões do plano de rodízio ficará sem água. O abastecimento será interrompido às 22 horas e o retorno ocorrerá no mesmo horário do dia seguinte. A área afetada ficará desabastecida por 24 horas.

Confira aqui as datas e regiões afetadas 

Encontre uma reportagem