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‘Rodovia da Morte’: ANTT marca leilão da BR-381, em MG, para agosto

Por Dentro De Tudo:

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O leilão de concessão da BR-381, em Minas Gerais, deve acontecer no próximo 29 de agosto, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A autopista é conhecida como “Rodovia da Morte”, em razão do grande número de acidentes registrados anualmente

De acordo com a ANTT, a proposta passou por revisão técnica e foi aprovada nesta quinta-feira (16). O projeto prevê um investimento de R$ 9 bilhões para o trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, na Região do Vale do Rio Doce, com cerca de 303,4 km de extensão (veja mapa abaixo). 

Trecho de concessão da BR-381, entre BH e Governador Valadares — Foto: Divulgação/ANTT

Trecho de concessão da BR-381, entre BH e Governador Valadares — Foto: Divulgação/ANTT 

Durante 30 anos, a empresa que arrematar a oferta será responsável por obras de revitalização e melhorias na via, como: 

  • 27,83 km de duplicação de obras remanescentes;
  • 106,44 km de duplicação de novos trechos;
  • Implementação de aproximadamente 83 km de faixas adicionais;
  • Implementação de 9,7 km de vias marginais;
  • Construção de 20 passarelas;
  • Construção de 15 passagens de faunas; 
  • Construção de uma área de escape. 

“O ponto de partida é a busca por maior segurança e fluidez viária. […]. É importante esclarecer que, assim que a concessão iniciar, o processo de trabalhos iniciais começará, e em poucos meses já serão perceptíveis melhorias no asfalto e na sinalização, o que permitirá uma redução nos acidentes”, destacou o diretor-relator do projeto, Guilherme Theo Sampaio.

Ainda conforme o órgão, a concessão pode gerar cerca 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito renda, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de oportunidades de trabalho no estado. 

Descontos no pedágio 

O critério do leilão será o maior desconto no pedágio. Para isso, a ANTT estabeleceu a necessidade de aportes de recursos para abatimentos superiores a 18% da tarifa

O depósito precisa ser feito pela concessionária para assegurar a sustentabilidade econômico-financeira da proposta ao longo dos anos de concessão. Essa abordagem busca reinvestir os recursos no projeto por meio de mecanismos previstos no contrato. 

Fonte: Globo minas.

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