Rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800 terão 12 praças de pedágio; veja valores

Por Dentro De Tudo:

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O governo de Minas Gerais publicou o edital de concessão das rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, no vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto prevê a instalação de 12 praças de pedágio, com tarifas entre R$ 1,66 e R$ 5,04. O leilão do lote está previsto para junho deste ano, e a expectativa é de R$ 5 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos.

Valores e locais das praças de pedágio

MG-010: 4 praças

• Entre BH e Vespasiano (Km 17,4) – R$ 1,68

• Entre Vespasiano e Lagoa Santa – R$ 3,61

• Entre Lagoa Santa e Jaboticatubas (Km 47,10) – R$ 5,04

• Entre Jaboticatubas e Santana do Riacho (Km 93,45) – R$ 4,90

MG-424: 5 praças

• Entre Vespasiano e São José da Lapa (Km 4,5) – R$ 1,66

• Entre São José da Lapa e Confins – R$ 1,66

• Trechos adicionais até Matozinhos

LMG-800: 2 praças

• No Km 5, saída do Aeroporto Internacional de BH (Confins) – R$ 3,54

• Entre Pedro Leopoldo e Confins (Km 11,7) – R$ 2,04

Inicialmente, o governo previa uma praça de pedágio no Km 45,5 da MG-424, em Sete Lagoas, com cobrança de R$ 2,70, mas esse ponto foi retirado da concessão.

Cobrança automática e polêmica

O edital prevê a implementação do sistema de “passagem livre”, onde a cobrança será feita automaticamente, proporcionalmente ao trecho percorrido. No entanto, a tarifa só começará a ser aplicada após a conclusão das melhorias previstas para o primeiro ano do contrato.

A medida tem sido alvo de críticas da população e de políticos. O movimento “BH Sem Pedágio”, liderado pelo vereador Wanderley Porto (PRD) e o deputado federal Fred Costa (PRD-MG), já reuniu 10 mil assinaturas contra a concessão.

“A população será muito prejudicada. Quem mora em Lagoa Santa e trabalha em BH, por exemplo, pode gastar cerca de R$ 20 por dia com pedágio, gerando um custo enorme ao longo do mês”, argumenta Porto.

O leilão do lote ocorrerá em junho, e o debate sobre os impactos da concessão segue intenso na região.

crédito: Ramon Lisboa/EM/D.A Press

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