domingo, 5 de maio de 2024

Contato

Saidinhas: comissão da Câmara aprova moção de repúdio a Lula por veto

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (23/4), requerimento para moção de repúdio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por causa do veto no projeto de lei (PL) 2.253/2022, que prevê o fim das saídas temporárias de presos, conhecida como saidinhas.

O presidente vetou o trecho que proíbe a saída temporária para visita à família e convívio social. A decisão do petista se baseou na recomendação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que argumenta que o dispositivo está previsto na Lei de Execução Penal, sancionada por João Batista Figueiredo, último presidente da ditadura militar.

O veto de Lula deverá ser analisado pelo Congresso Nacional nesta quarta-feira (24/4). A oposição do governo pretende derrubar o veto e manter o fim das saidinhas. Caso o veto seja derrubado, apenas a saída de detentos em regime semiaberto para estudar, como cursar ensino médio ou superior, será autorizada.

Saidinhas

A Lei de Execução Penal permite a saída temporária por até sete dias, quatro vezes ao ano, para visitar a família ou participação em atividades de convívio social. No entanto, o dispositivo é alvo de críticas da oposição ao governo, que argumenta que os presos beneficiados cometem crimes durante essas saídas.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.