SAMU volta à pauta e prefeitura de PL explica os desafios para habilitação

Por Dentro De Tudo:

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Um dos questionamentos que os moradores das cidades de Matozinhos e Pedro Leopoldo sempre fazem é o motivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) não atender a essa região. Em um post nas redes sociais, a Prefeitura de Pedro Leopoldo explicou os desafios para habilitação do SAMU.

“O processo de implantação do SAMU apresenta dificuldades, tanto estruturais, como políticas e regulamentares, que nem todos têm conhecimento. Pedro Leopoldo, assim como tantos outros municípios, sabe da importância de ter este serviço na cidade, mas encontra desafios que estão além de sua autonomia para concretizar o projeto. Mas sempre faremos o que possível e que for de nossa alçada para que este e outros importantes serviços de saúde venham para Pedro Leopoldo”, informou a Prefeitura de Pedro Leopoldo.

Ainda segundo nota da administração, o SAMU é responsabilidade tripartite, com custeio da União, Estado e Municípios e, apesar do envolvimento das cidades nas pactuações, o ente municipal não possui autonomia para a implantação, uma vez que cabe ao Ministério da Saúde, via Secretária de Estado de Saúde, a habilitação. “É necessário uma ação regionalizada que depende muito do Estado. Os processos devem seguir um modelo de gestão compartilhada com o Consórcio Intermunicipal, dependentes de uma articulação regional definida pelo Estado”, concluiu.

TEMA ANTIGO

Entre 2016 e 2017, houve uma discussão muito grande sobre um consórcio que permitiria o atendimento do SAMU na região, mas a pauta não vingou. Na época, pelo 11 ambulâncias novas foram encontradas em um galpão, às margens da MG-424, em São José da Lapa, sendo recebidos em 2014 pelo Governo Federal.

As ambulâncias tinham como destino 103 municípios, por meio de um programa de regionalização do Samu. No entanto, por falta de recursos, nada foi feito. 

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