fbpx
sábado, 7 de setembro de 2024

Contato

Santa Luzia terá que consultar comunidade quilombola antes de construir condomínio no ‘Cemitério dos Escravizados’

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que a Prefeitura de Santa Luzia, cidade da região metropolitana de BH, consulte a comunidade quilombola de Pinhões antes de emitir novos alvarás para a construção de um condomínio residencial na área que abriga o “Cemitério dos Escravizados”. O cemitério fica a três quilômetros da sede quilombola e faz parte do acervo material e cultural da comunidade.

Em novembro de 2021, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Santa Luzia chegou a conceder licença urbanística à incorporadora sem ouvir as comunidades que serão diretamente afetadas pela construção. No entanto, licenças já emitidas deverão ser revisadas, conforme recomendação do MPF.

Para o MPF, é possível que a obra resulte em impactos negativos à comunidade, tais como: alteração do modo de vida e formas de apropriação do uso da terra; conflitos de convivência entre a população local e imigrantes e comprometimento das condições de acessibilidade da zona rural.

O que é o Cemitério dos Escravos?

O Cemitério dos Escravos é um sítio arqueológico de Minas Gerais, localizado a 7 quilômetros do centro de Santa Luzia, na região metropolitana de BH. A construção de aproximadamente 20 metros é parte da propriedade dos irmãos Álvaro Moreno Diniz e Séptimo José Diniz. O local não possuí lápides e nem túmulos, apenas uma cruz e um portão pequeno em madeira, além dos muros de pedras.

O BHAZ procurou a Prefeitura de Santa Luzia e aguarda retorno. O texto será atualizado tão logo uma resposta seja recebida.

O post Santa Luzia terá que consultar comunidade quilombola antes de construir condomínio no ‘Cemitério dos Escravizados’ apareceu primeiro em BHAZ.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.