fbpx

Santo das causas impossíveis: conheça a história de São Judas Tadeu

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Vinte e oito de outubro é o dia dedicado a São Judas Tadeu. Aclamado como o santo das causas impossíveis, o servo de Deus reúne nas igrejas a ele dedicada uma multidão de fiéis que agradecem pelas bênçãos alcançadas e suplicam a proteção. 

Nascido na Galileia, São Judas Tadeu era primo de Jesus, já que seu pai Cléofas foi irmão de São José. A mãe dele era Maria Cléofas, prima-irmã de Maria Santíssima e esteve ao pé da cruz quando ele foi pregado e morto. São Judas Tadeu teve quatro irmãos: Tiago Menor, José, Simão e Maria Salomé.

Considerado um dos apóstolos mais fervorosos, São Judas Tadeu pregou o Evangelho mesmo vivendo em um período de sofrimentos e perseguições na Judéia, Samaria, Idumeia e, principalmente, na Mesopotâmia. Nesse último lugar, os relatos apontam que inúmeras almas foram convertidas ao cristianismo. 

São Judas Tadeu foi morto com golpes de machadinha, na Pérsia, em 28 de outubro, e o martírio selou a fé do religioso. Os restos mortais dele foram depositados na Babilônia e depois transladados para a Basílica de São Pedro, em Roma. Até hoje, inúmeros peregrinos vão venerá-lo.

Considerado como o santo das causas impossíveis, São Judas Tadeu é venerado por muitas pessoas. “Os santos são pessoas que se dedicaram ao bem, ou seja, ao anúncio do Evangelho. Jesus chamou os apóstolos para atuar junto com ele e todos deram a vida para a causa e, consequentemente, ajudar as pessoas. Ver tantas pessoas atraídas pelo testemunho e exemplo de São Judas Tadeu significa que o mundo ainda tem jeito”, afirma o pró-reitor do Santuário Arquidiocesano de São Judas Tadeu, em Belo Horizonte, o padre Mário José Neto.

São Judas Tadeu em suas imagens aparece segurando um livro, que simboliza a palavra de Deus que anunciou; enquanto a machadinha, o instrumento do martírio.

Fonte: O Tempo.

Encontre uma reportagem