São Paulo confirma primeiro caso do Clado Ib do vírus Mpox

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) confirmou, nesta sexta-feira (7), o primeiro caso do Clado Ib do vírus Mpox no estado. A paciente é uma mulher de 29 anos, residente na região metropolitana de São Paulo, que apresentou sintomas a partir do dia 16 de fevereiro.

De acordo com a SES-SP, a mulher relatou ter tido contato com um familiar vindo da República Democrática do Congo, país onde a cepa do vírus é endêmica. Ela está internada no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e apresenta um bom quadro clínico.

O estado de São Paulo registrou 1.126 casos de Mpox em 2024, sem nenhum óbito. Somente até o dia 7 de março de 2025, já foram confirmados 115 novos casos da doença.

A Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, é uma infecção viral que pode causar febre, lesões cutâneas e inchaço dos gânglios linfáticos. A transmissão ocorre pelo contato direto com fluidos corporais, lesões na pele ou superfícies contaminadas.

As autoridades de saúde reforçam a importância da vigilância epidemiológica e do acompanhamento de casos suspeitos para evitar a disseminação do vírus.

Encontre uma reportagem