No último dia 24, o Governo Federal anunciou a atualização da Norma Reguladora (NR-1) que trata especificamente da saúde mental dos colaboradores. Porém, o Ministério do Trabalho decidiu manter a medida e posteriormente compartilhou um material explicativo. Mantendo assim a aplicação da multa para o ano de 2026.
De acordo com informações publicadas, a iniciativa tem como foco desenvolver um período de adaptação no ambiente de trabalho.
Segundo Dayandra Sanches, CEO da recrutadora de talentos Advisorh Talent Solutions: “Estratégias podem ser criadas para a promoção de um ambiente de trabalho saudável para todos, como a princípio o acolhimento a esse novo funcionário que chega, tendo como pressupostos uma cultura que valorize o respeito, a empatia e a diversidade. Hoje, muitas empresas utilizam o Onboarding que é caracterizado pelo processo de integração de novos colaboradores na organização”.
Headhunter aborda fatores determinantes para o bem – estar no ambiente de trabalho
O excesso da carga de trabalho está entre um dos principais fatores que tem gerado estresse, esgotamento físico e emocional, como é o caso de demandas e pressões excessivas. “A falta de reconhecimento é um outro aspecto relevante, considerando que esta pode gerar desmotivação, insatisfação e sensação de inadequação e inutilidade, quando as contribuições não são valorizadas e reconhecidas”.
Ainda em 2024 o sindicato dos patronais decidiu refazer refazer algumas medidas. Profissionais da saúde que atuam prestando atendimento no âmbito empresarial questionaram a demora e o adiamento da decisão. “Um ambiente de trabalho tóxico, gerados por conflitos interpessoais, assédio, liderança autoritária ou falta de comunicação, geram um clima negativo na empresa, aumento da tensão e estresse, podendo causar ansiedade e baixa autoestima, por exemplo, nas pessoas envolvidas”, completa.