A Secretaria de Estado de Saúde (SES) investiga 152 casos de reinfecção por coronavírus em Minas Gerais. De acordo com o último balanço, divulgado nesta terça-feira (18), foram 336 notificações no total, mas 181 casos foram encerrados ou considerados inconclusivos.
Até agora, apenas um caso de reinfecção foi confirmado no estado. Trata-se do médico de 29 anos, sem comorbidades, Fernando Henrique de Assis, morador de Sabará, na Grande BH. Ele teve o primeiro diagnóstico em maio de 2020 e o segundo, em janeiro deste ano.
Só em Belo Horizonte, foram 119 notificações. Destas, 53 seguem sob investigação. No site da SES, há a lista com todos os municípios em que houve notificação de reinfecção.
A reinfecção acontece quando a pessoa se recupera da Covid-19 e, tempos depois, adoece novamente. Para confirmar a recontaminação, é preciso provar que o código genético do primeiro vírus é diferente do segundo. Atualmente, em Minas Gerais, três casos foram encaminhados para sequenciamento do genômico.
De todas as notificações, 61% foram registradas em mulheres. Quanto à faixa etária, a maioria dos casos ocorreu com adultos entre 30 e 39 anos.