O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, visitou na sexta-feira, 8 de agosto de 2025, o Hospital Francisco Gonçalves, em Pedro Leopoldo, e a Santa Casa de Misericórdia de Lagoa Santa, também conhecida como Hospital Lindouro Avelar.
Durante a visita, ele também esteve no local da retomada da construção de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para Pedro Leopoldo.
Essas duas unidades de saúde, localizadas no Vetor Norte da capital, são fundamentais para reforçar o atendimento à população desses municípios e de cidades vizinhas.
No Hospital Francisco Gonçalves, atualmente com 47 leitos, são atendidas especialidades como clínica geral e pediatria, além de ser referência no pronto atendimento da saúde municipal. Estudos estão sendo feitos para melhorias no projeto arquitetônico da obra e do Pronto Atendimento Central, que ficam no mesmo espaço.
Fábio Baccheretti destacou a importância dos investimentos na saúde do Vetor Norte de Belo Horizonte: “Iremos juntos fazer o Vetor Norte ser independente para que as pessoas consigam realizar seus tratamentos perto de casa”.
Em Lagoa Santa, a Santa Casa de Misericórdia possui UTI, Centro Cirúrgico, Centro de Imagem, tomógrafo novo e moderno, e uma Agência Transfusional que, em parceria com a Fundação Hemominas, atende à demanda de transfusão de sangue.
O secretário ressaltou a importância do hospital para o Vetor Norte: “Lagoa Santa é um município que precisa ajudar as cidades menores e nós estamos aqui para garantir recursos para que isso seja realizado. Estamos diante de uma saúde completamente transformada”.
A enfermeira aposentada Maria Aparecida de Araújo, da cidade de Mariana, aguardava para visitar o tio internado e aprovou a estrutura da Santa Casa de Lagoa Santa: “Meu tio sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e está sendo muito bem atendido neste hospital de referência. Acredito muito na melhora dele por toda essa estrutura e pelo excelente atendimento dos profissionais”.
Crédito da foto: Antônio Cotta