Tem ocorrido denúncias em algumas cidades de pessoas que estão recebendo uma terceira dose da vacina. A Secretaria de Saúde de Sete Lagoas esclarece que pessoas que omitem estar completamente vacinadas, com o objetivo de receber outra dose, ou mesmo quem fura o prazo de aplicação da segunda dose para se imunizar com vacina de laboratório diferente da primeira dose, estão sujeitas a sanções legais e éticas e seus nomes podem ser denunciados ao Ministério Público. Além disso, esse tipo de atitude acaba retardando o processo de vacinação, tirando a oportunidade de outras pessoas serem imunizadas.
“Lembramos que vacina boa é vacina aplicada no braço, independentemente do laboratório, e que duas doses já são suficientes, no caso da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, e uma única dose, no caso da Janssen”, disse a secretaria.
SOBRE A VACINAÇÃO
Hoje a Prefeitura vacinou as pessoas a partir de 49 anos de idade. Para aqueles que tomaram a 1ª dose da Coronavac há mais de 15 dias ou da Astrazeneca há mais de 90 dias, é preciso fazer o AGENDAMENTO pelo telefone (31) 3776-7881, de segunda a sexta, de 09h às 16h. Após o agendamento, a vacinação será realizada no ESF São Geraldo, rua Joaquim Murtinho, 109-A. Documentos obrigatórios: comprovante de vacinação da 1ª dose – Astrazeneca ou Coronavac, cartão SUS ou CPF. Até o dia 14 de julho será anunciado mais um ponto de vacinação da 2ª dose para atender a mais públicos.
Um novo cronograma de primeira dose para a semana que vem deve ser divulgado em breve.