fbpx

Segundo maior cargueiro do mundo pousa em Confins com equipamento de 51,5 toneladas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, recebeu, na manhã desta quinta-feira (16), a aeronave Antonov AN-124, o segundo maior cargueiro do mundo. O avião transporta um equipamento de 51,5 toneladas da mineradora Anglo American.

É a primeira vez, durante os sete anos de concessão do terminal, que essa aeronave pousa no terminal, segundo a BH Airport.

O Antonov AN-124 tem 69 metros de comprimento e 73 metros de envergadura e suporta peso máximo de 150 toneladas.

Para se ter uma ideia, a Airbus A320, uma aeronave comercial de passageiros, tem 44,51 metros de comprimento e 35,8 metros de envergadura e suporta, no máximo, 89 toneladas.

Comparação entre o cargueiro e uma aeronave comercial — Foto: Reprodução TV Globo

Segundo a Anglo American, o equipamento transportado no Antonov é um munhão, peça que compõe o moinho de bolas. O munhão é responsável pela sustentação da carga de polpa, do corpo moedor e do peso do próprio moinho e é usado em uma das etapas do processo de redução do minério de ferro.

O avião saiu de Alemanha, passou por Cabo Verde e pousou em Confins. O equipamento vai sair do aeroporto, passar pelos municípios de Curvelo, Datas, Serro e pela MG-010 até chegar em Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas Gerais, onde fica a planta da mineradora.

Serão necessários “super guindastes” para içar o equipamento e instalá-lo no local.

De acordo com a mineradora, o transporte da peça necessitou de licenças específicas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Não haverá interdições no trânsito.

Encontre uma reportagem