Uma tentativa de assalto a um posto bancário no Centro de Vespasiano, na região Metropolitana de Belo Horizonte, terminou com seis pessoas presas na madrugada deste sábado (26). Na ação, três pessoas foram feitas reféns e amarradas com cabos de energia. Um deles, que é segurança, foi agredido com coronhadas na cabeça.
Em coletiva de imprensa nesta manhã, o tenente-coronel Wanderson Garcia Costa Neves explicou que quatro envolvidos chegaram ao local por volta das 1h, conforme mostram imagens de câmeras de monitoramento. Às 1h30, os policiais militares foram informados sobre o assalto.
Os agentes se reuniram para executar o procedimento padrão, que envolve cerco e bloqueio de vias. Assim que chegaram ao local, os suspeitos atiraram contra os policiais durante a fuga. Os reféns foram liberados e o segurança agredido foi socorrido e medicado.
“Nessa aproximação, visamos proteger essas vítimas. Os infratores fugiram, mas o cerco estava montado e nós localizamos esse primeiro suspeito dentro de um espaço subterrâneo que existe ali na prefeitura. Um espaço, inclusive, onde tem saída pluvial. Esse infrator estava escondido em um local com água”, disse Neves.
Este espaço tinha 50 centímetros de altura, vigas, colunas e nenhuma iluminação. O suspeito teve várias lesões. “Ele não é de Minas Gerais, é da Bahia, de Porto Seguro, depois seguimos rastreamento na mata. Lá, localizamos mais um infrator que estava com uma arma de fogo, uma 765, e conseguimos mais informações sobre o terceiro infrator, que também é de Porto Seguro”, destacou.
O terceiro suspeito – que mora em Vespasiano há cinco anos – tinha como função vigiar a presença de policiais na região. “Como a ação da polícia foi rápida, ele não teve tempo de acionar os comparsas. Ele entrou em um veículo e fugiu para sua residência”, disse.
O quarto suspeito pulou em um rio para fugir do cerco. “É um rio bastante extenso, cercado por uma mata. A luminosidade também é baixa. Quando ele não viu mais policiais, ele saiu do local e ligou para a namorada. Ele passou a localização para ela resgatá-lo. Ela chegou ao local, viu várias viaturas da polícia, entendeu que tinha algo errado e que o namorado estava envolvido, mas mesmo assim pegou ele e levou para a residência dela em São José da Lapa”, afirmou Neves.
Por meio de levantamentos do serviço de inteligência, os policiais descobriram o endereço da casa dele e posteriormente o da namorada, que também foi presa por suspeita de participação. Ao todo, foram presos seis suspeitos, quatro por participação direta no crime e dois por participação indireta.
Os militares apreenderam, além da arma de fogo, um cilindro de oxigênio, um maçarico, uma serra, uma marreta, uma pá e outros equipamentos usados para tentar arrombar o caixa – que foi apenas parcialmente danificado. Eles não conseguiram levar nenhuma quantia em dinheiro.
Nenhum policial foi ferido durante a ação. De acordo com Neves, alguns suspeitos estão lesionados porque saltaram um muro de 3 metros de altura para fugir pela mata.
A ação contou com apoio do helicóptero da PM. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Fonte: Itatiaia – Foto: Fabiano Frade.