Seis suspeitos foram detidos nesta quarta-feira (27) em Minas Gerais durante a Operação Harpia, deflagrada em Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Ibirité, Santa Luzia, Juiz de Fora e Pirapora, além de duas unidades prisionais. Entre os presos, um homem de 42 anos, localizado em Belo Horizonte, é apontado como um dos líderes do esquema.
As investigações começaram com a prisão em flagrante de uma mulher que transportava cinco barras de cocaína de São Paulo para Belo Horizonte. Na residência dela, foram apreendidos maconha, crack, cocaína, munições e celulares. A análise do material indicou ligação direta com o Primeiro Comando da Capital (PCC) e negociação de armas como fuzis e carabinas.
O grupo também mantinha um esquema de lavagem de dinheiro utilizando transferências via PIX, apostas online, contas de terceiros e documentos falsos para visitas a presídios. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e bloqueadas seis contas bancárias, com a participação de cerca de 100 policiais civis.
Segundo a polícia, a operação conseguiu desarticular rotas de tráfico entre São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraguai. As investigações continuam em andamento.
Crédito da foto: TV Globo
Fonte: g1 Minas