Sem doses, vacinação por idade é interrompida nos 21 anos em Confins

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Confins é a cidade da Região Metropolitana de BH mais adiantada na vacinação por faixa etária contra a Covid-19, mas, nesta semana, os postos de saúde ficaram vazios. A vacinação com primeira dose para os moradores de 21 anos precisou ser suspensa no município por falta de imunizantes.

A prefeitura da cidade afirmou que pretende ampliar a imunização para as pessoas mais jovens, só que, para isso, depende da chegada de novas remessas de vacina. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que, nas últimas semanas, encaminhou 512 doses para o município.

A cidade tem cerca de 7 mil habitantes e, de acordo com os últimos dados divulgados no vacinômetro, até o momento foram mais de 9.800 pessoas vacinadas na cidade e cerca de 11 mil vacinas aplicadas, parte como segunda dose.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde de Confins, o número de pessoas vacinadas no município é maior que o total de habitantes porque funcionários do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foram vacinados pela prefeitura da cidade, inclusive alguns que moram em outras localidades.

As doses que sobraram foram redirecionadas para a população de Confins, permitindo a ampliação da imunização por idade. No mês de junho a cidade passou a ter, de uma só vez, quantidade suficiente pra atender mais de 30% do município, só com o que sobrou das doses para os aeroportuários.

Segundo a SES-MG, responsável por dividir as remessas de vacinas que chegam ao estado, os critérios para a definição da quantidade de doses enviadas aos municípios são definidos pelo Ministério da Saúde.

Encontre uma reportagem