A greve dos motoristas do transporte coletivo de Matozinhos entra no terceiro dia, nesta sexta-feira (18). Novamente os moradores precisavam se desdobrarem para conseguir transporte nesta manhã, assim como aconteceu ontem. A chuva complicou ainda mais!
Todos que necessitam do transporte estão prejudicados, mas sem dúvida nenhuma os mais afetados são aqueles que moram em bairros mais distantes, como: Bom Jesus, São Paulo, Vista Alegre, São Miguel, Distrito de Mocambeiro, entre outros.
“Não temos como inventar. É tentar pegar um táxi ou veículo por aplicativo, se conseguir. Conheço pessoas descendo a pé dos bairros até o centro. Isso debaixo de chuva! Quero saber até quando será assim?”, questionou Rodrigo Eduardo, morador do bairro Bom Jesus.
A mesma situação acontece do outro lado da cidade. Quem mora no bairro Vista Alegre precisa descer a pé até a Estação para conseguir um ônibus intermunicipal de outra empresa.
“Fico com dó dos motoristas que trabalharam e não receberam. Espero que isso sirva para mude para melhor. O que não dá é voltar e permanecer como estava, a população precisa e merece ter boas condições de viagem”, disse Rozilane, moradora do Vista Alegre.
ENTENDA O CASO
Os motoristas entraram de greve no início da tarde de quarta-feira, dia 16, por falta de pagamento dos salários e cestas básicas, e só retornarão quando for regularizado.
A empresa já se reuniu com o Ministério Público e Prefeitura Municipal para explicar a situação e pedir subsídio, alegando prejuízo durante a pandemia. A Prefeitura emitiu nota informando que a empresa será penalizada pelo descumprimento de cláusulas contratuais. No entanto, garantiu que está tomando as providências para o restabelecimento do transporte à população. Além disso, frisou que as obrigações trabalhistas são de responsabilidade da empresa.
Caso seja concedido o subsídio, este precisará ser aprovado pela Câmara Municipal assim como aconteceu nos anos anteriores.